sexta-feira, maio 22, 2020

A supermodelo e atriz britânica Naomi Campbell faz hoje cinquenta anos

   
Naomi Elena Campbell (Londres, 22 de maio de 1970) é uma supermodelo e atriz britânica.

Carreira
Naomi Campbell iniciou a carreira de manequim aos 15 anos, quando foi descoberta no parque de Covent Garden por um agente da Elite Model norte-americana, John Casablancas. Quando passava nas imediações da prestigiada escola de arte Italia Conti onde Naomi aprendia dança clássica, Casablancas não pôde deixar de reparar na beleza da jovem que misturava traços jamaicanos e chineses. Começou aí a sua meteórica ascensão até a fama, que levou um grande impulso em agosto de 1986, ao aparecer na capa da versão britânica da revista de moda Elle. Mudou-se então para Paris, com o intuito de desenvolver a sua imagem.
Em 1988, quando já era muito solicitada por diversos costureiros, como Versace (o seu maior impulsionador) e Ralph Lauren, foi a primeira mulher negra a aparecer nas capas das revistas Vogue francesa e inglesa e ainda na TIME. Mudou-se no ano seguinte para Nova Iorque, onde passou a viver, não demorando muito tempo a aparecer na capa da Vogue norte-americana. Em 2008 surpreendeu ao posar com os seios à mostra para a edição de dezembro da Vogue russa.
Em 1991, surgiu junto com Eva Herzigova numa campanha para a marca Guess.
A marca de pneus Pirelli, que todos os anos escolhe uma top model para ilustrar os seus famosos calendários, optou por Campbel em 1995. Nesse mesmo ano, a modelo inglesa gravou um CD intitulado "Babywoman", que vendeu mais de um milhão de cópias. Ainda em 1995 lançou o livro Swan, que conta uma história de suspense envolvendo cinco manequins e as suas viagens à volta do mundo. Publicou também um livro ilustrado com as suas melhores fotos, cujos lucros revertem para a Cruz Vermelha da Somália. Campbell contribuiu igualmente, através da UNESCO, com fundos para a construção de jardins de infância em países pobres.
Em 1997 foi dispensada da função de porta-voz de uma associação de proteção de direitos dos animais, depois de ter vestido uma peça de roupa em pele numa passagem de modelos em Milão.
Em 2002, desfilou para Jean Paul Gaultier no espetáculo que o costureiro apresentou depois da despedida oficial de Yves Saint Laurent. A manequim desfilou com as mãos nos seios desnudados. Nesse ano, juntamente com as top models Elle Macpherson e Claudia Schiffer, tornou-se sócia da cadeia de restaurantes "Fashion Café".
Naomi Campbell foi colocada na 6ª posição na lista das 20 modelos-ícones, publicada pelo site norte-americano Models.com.
Em 3 de maio de 2010 Naomi Campbell deu uma entrevista emocionante a Oprah Winfrey, nos Estados Unidos, na qual chorou várias vezes, relembrando seus 25 anos de carreira. Atualmente mora em Moscovo, na Rússia
   
    

Sem comentários: