sábado, junho 22, 2019

Meryl Streep faz hoje setenta anos

Mary Louise Streep (Summit, 22 de junho de 1949), mais conhecida como Meryl Streep, é uma atriz norte-americana. Descrita pelos media como a "melhor atriz da sua geração", Streep é conhecida principalmente pela sua versatilidade em seus papéis e a sua adaptação a sotaques.
Streep fez a sua estreia profissional na peça Trelawny of the Wells (1975) e a sua estreia na televisão no telefilme The Deadliest Season (1977). No mesmo ano estreou no cinema com o filme Julia (1978) e Kramer vs. Kramer (1979) seguidos por, entre outros, Sophie's Choice (1982), Out of Africa (1985), The Devil Wears Prada (2006), Mamma Mia! (2008) e The Iron Lady (2011).
Streep, mais uma vez nomeada para Melhor Atriz principal na edição dos Óscares de 2018, atinge a a sua 21.ª indicação ao Óscar (recorde entre as categorias ligadas à atuação), tendo vencido três vezes. Também recebeu 29 indicações para o Globo de Ouro, vencendo oito, também um recorde para o prémio. A atriz também recebeu três Emmys, dois Screen Actors Guild Awards, o prémio de melhor atriz no Festival de Cannes e no Festival de Berlim, cinco New York Film Critics Circle Awards, dois BAFTA, dois Australian Film Institute Award, quatro indicações para o Grammy Award e uma indicação Tony Award, entre outros prémios e nomeações.
Recebeu o prémio honorário do American Film Institute em 2004 e o Kennedy Center Honor em 2011, ambos por sua contribuição para a cultura dos Estados Unidos através das artes performáticas, sendo a mais jovem artista da história a receber tal distinção. Foi condecorada por duas vezes pelo presidente Barack Obama, em 2010 e 2014, com a Medalha Nacional das Artes e a Medalha Presidencial da Liberdade, mais alta condecoração civil dos Estados Unidos.
 

Sem comentários: