domingo, fevereiro 19, 2017

Falco nasceu há 60 anos!

(imagem daqui)

Falco (Viena, 19 de fevereiro de 1957 - Puerto Plata, 6 de fevereiro de 1998) era o nome artístico que o cantor austríaco Johann (Hans) Hölzel usava. 
Estudou no Conservatório de Música de Vienna. Antes de obter sucesso internacional, tocava baixo na banda de hard rock austríaca Drahdiwaberl, onde também tocava bateria, piano, guitarra, violão, além de cantar e tocar baixo. Como artista a solo, Falco interessava-se pelos sons e ritmos da música rap, tornando-se um dos primeiros na Europa a incorporar tal estilo nas músicas pop e rock. Ele é mais conhecido internacionalmente pela canção "Rock Me Amadeus", inspirada pelo filme Amadeus, do seu álbum Falco 3, que se tornou um "hit" mundial em 1986, atingindo o número 1 na lista dos singles mais vendidos nos Estados Unidos da Revista Billboard.
Outros hits conhecidos internacionalmente incluem: "Der Kommissar", do seu álbum de 1982 Einzelhaft, "Vienna Calling", de Falco 3, e "Titanic". Uma versão em inglês de "Der Kommissar" foi feita pela banda After the Fire, que acabou se tornando um hit ao atingir o top 5 da Revista Billboard em 1983. A canção de Falco "Jeanny" causou controvérsia ao ser lançada como um single na Alemanha, já que contava a história de um estuprador. Várias estações de rádios e DJs recusaram a tocar a canção por toda a Europa, mas nem isso a impediu de se tornar um grande "hit" em vários países europeus. Por isso, pode-se considerar que foi um grande artista, um dos melhores da Áustria. Em algumas de suas músicas, misturava inglês e alemão, como "Männer des western" e "crime time"
Falco morreu com várias fraturas na cabeça após o seu carro colidir com um autocarro perto da estância turística de Puerto Plata, na República Dominicana, aos 40 anos de idade. Antes de morrer, ele estava a considerar voltar ao mundo da música. Foi sepultado no Cemitério Central de Viena.
 

Sem comentários: