sexta-feira, fevereiro 10, 2017

O pintor John William Waterhouse morreu há um século

John William Waterhouse (Roma, entre janeiro e abril de 1849 - Londres, 10 de fevereiro de 1917) foi um pintor inglês, conhecido pelas suas obras no estilo pré-rafaelita. Trabalhou diversas décadas após o fim da Irmandade Pré-Rafaelita, que viu o seu apogeu em meados do século XIX, o que fez com que ele fosse apelidado de “o pré-rafaelita moderno”. Recebendo influência não só do início do pré-rafaelismo como também dos seus contemporâneos, os impressionistas, as suas obras eram conhecidas por suas representações de mulheres tanto da mitologia grega como da lenda do Rei Artur.
Nascido na Itália de pais ingleses pintores, mais tarde mudou-se para Londres, onde ingressou na Academia Real Inglesa. Logo começou a expor as suas obras nas exposições anuais de verão da academia, focando na criação de telas grandes retratando cenas da vida quotidiana e da mitologia grega. Mais tarde aliou-se declaradamente ao estilo pré-rafaelita de pintura, mesmo que na arte britânica este fosse um estilo fora de moda há décadas.
Apesar de não ser tão conhecido como artistas do início do pré-rafaelismo como Dante Gabriel Rossetti, John Everett Millais e William Holman Hunt, a obra de Waterhouse atualmente é exposta em grandes galerias britânicas de arte, e a Academia Real Inglesa organizou uma grande retrospectiva de sua obra em 2009.
A Dama de Shallot observando Lancelot (1894)

Sem comentários: