quinta-feira, fevereiro 16, 2017

James Ingram - 65 anos

James Ingram e Dave Koz


Autodidata, aprendeu a tocar piano, guitarra, baixo, bateria e sintetizador. Começou na música como um membro do grupo Revelation Funk. Nessa altura, Ingram ganhou uma boa reputação na área de Los Angeles como um cantor de estúdio e chamou a atenção de Lamont Dozier, ex-compositor da Motown Records e produtor. Dozier convidou Ingram a contribuir com algum material; uma canção se destacou, "Love's Calling", fazendo parte do álbum Zingara, lançado em 1980.

Na década de 80, Ingram ficou mais conhecido pelas suas colaborações. Ele foi número 1 nos tops pop com Patti Austin em Baby, Come to Me, uma canção que se tornou popular por fazer parte da soap opera General Hospital. Um outro dueto de Austin e Ingram, How Do You Keep the Music Playing?, foi banda sonoraa do filme Best Friends (1982) e ganhou uma nomeação para o Óscar.

Em 1981, Ingram cantou Just Once e One Hundred Ways no álbum de Quincy Jones, The Dude. Pelo seu trabalho neste álbum, ele ganhou um prémio Grammy de melhor vocalista de R&B. O álbum de estreia de Ingram, It's Your Night, foi lançado em 1983 e trouxe a balada There's No Easy Way. Ele também trabalhou com outros artistas notáveis do R&B como Ray Charles, Anita Baker, Lazlo Viktor, Nancy Wilson, Natalie Cole e Kenny Rogers.

Em 1984, ele se associou-se a Kenny Rogers e Kim Carnes para a balada "What About Me?". Em 1985 , ele ganhou um Grammy por "Yah Mo B There", um dueto com Michael McDonald. No mesmo ano, participou, junto com outros quarenta e cinco artistas, da gravação do single de caridade "We Are the World" do grupo USA for Africa. Ele também co-escreveu P.Y.T. (Pretty Young Thing) que foi gravada por Michael Jackson no seu álbum Thriller.

Em 1986, Ingram participou de um dueto com Linda Ronstadt, "Somewhere Out There", que foi banda sonora do filme de animação An American Tail e lhe deu um Grammy. A mesma canção recebeu uma nomeação para o Óscar e recebeu disco de ouro (mais de 500.000 cópias vendidas nos Estados Unidos) pela RIAA.

Em 1990, a sua balada romântica I Don't Have the Heart chegou ao topo dos tops. Durante a década de 90 Ingram participou em várias canções que foram bandas sonoras de filmes como One More Time, tema de Sarafina! (1992) e Where Did My Heart Go?, tema do filme City Slickers (1991). A sua composição de 1994, The Day I Fall in Love, um dueto com Dolly Parton, foi a canção tema do filme Beethoven's 2nd e foi nomeada para um Óscar de melhor canção original.


1 comentário:

voyance gratuite par email disse...

Seu site é maravilhoso e diversificado. Sendo desativada e insone Estou sempre ocupado com você.
Boa sorte!