sábado, novembro 21, 2015

O cantor luso-brasileiro João Ricardo nasceu há 66 anos

João Ricardo (Arcozelo, 21 de novembro de 1949) é um cantor e compositor nascido em Portugal e radicado no Brasil. É filho do poeta e jornalista João Apolinário Teixeira Pinto, falecido em 22 de outubro de 1988, e da esteticista Maria Fernanda Gonçalves Talline Carneiro Teixeira Pinto, nascida em 16 de julho de 1924.
Gémeo, a sua irmã Maria João morre três dias após o nascimento, mas, dois anos depois, ganha outra irmã, Maria Gabriela. Na infância foi fortemente influenciado pelo rock desde cedo, em especial o francês, através do grupo Les Chats Sauvages e Johnny Halliday, além do maior de todos, Elvis Presley. Conhece a música brasileira através de Miltinho e Doris Monteiro, discos que seu pai tinha em casa. Em 1963 toma contacto com o que viria a determinar a sua opção pela música: The Beatles.
Tinha catorze anos na época e viu-se envolvido com a música brasileira de imediato. Cedo começou a escrever letras para músicas de um vizinho, que o levou a aprender viola para fazer as suas próprias. A partir dos dezassete, dezoito anos, compôs algumas das que viriam a se tornar clássicos da banda seminal que fundou, os Secos & Molhados.


Sem comentários: