Suposto retrato póstumo de Aleijadinho realizado por Euclásio Ventura no século XIX - abaixo, a sua assinatura
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, circa 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 - Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje
envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o
trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma
espécie de herói nacional. A principal fonte documental sobre o
Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos
depois de sua morte. A sua trajetória é reconstituída principalmente
através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua contribuição
seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte das
mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome
foi feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em
critérios de semelhança estilística com peças documentadas.
Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetónicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas. Os principais monumentos que têm as suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Com um estilo relacionado com o Barroco e Rococó, é considerado pela crítica brasileira quase em consenso como o maior expoente da arte colonial no Brasil
e, ultrapassando as fronteiras brasileiras, para alguns estudiosos
estrangeiros é o maior nome do Barroco americano, merecendo um lugar
destacado na história da arte do ocidente.
Cristo flagelado, Santuário de Congonhas
in Wikipédia
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