sábado, novembro 10, 2012

Greg Lake - 65 anos!

Greg Lake (10 de novembro de 1947) é um músico inglês. Foi um membro fundador das bandas King Crimson e Emerson, Lake & Palmer. Algumas das mais belas canções dos ELP são de sua autoria como Lucky Man, The Sage, From the Beginning e Still... You Turn Me On.

Nascido em Poole, Dorset, Inglaterra, Lake desde cedo era interessado no mundo da música, e compôs o que viria a ser um dos maiores hits do Emerson, Lake & Palmer, "Lucky Man", enquanto ainda estava na escola. Greg se juntou a uma banda chamada "Teak And The Smokey", de sua cidade natal, fazendo sucesso em Dorset, gastando até 6 meses numa tour pela Europa. Em 1968, Greg Lake era membro de uma banda chamada The Gods, junto com futuros membros do Uriah Heep. Lake deixou a banda em 1968 antes deles lançarem seu primeiro álbum.
Lake tinha um velho amigo de escola, Robert Fripp, que tinha recentemente se mudado para Londres. Fripp convidou Lake para participar de uma nova banda, que veio a ser a famosa King Crimson, baseada na sua velha, Giles, Giles, and Fripp, que estava procurando novos rumos após o fracasso de seu álbum de estreia. No inicio, tanto Fripp como Lake tocavam guitarra, mas para dar continuidade ao King Crimson, Lake trocou de instrumento, passando a tocar baixo.
Para o álbum de estreia do King Crimson, In the Court of the Crimson King, Greg Lake ajudou como compositor e cantor. O álbum, vindo a ser produzido por Tony Clarke, primeiramente foi Lake que o produziu, depois de Tony Clarke ter dito que não estava entendendo o real objetivo musical da banda, afastando-se da produção.
King Crimson entrou então em tour na América do Norte junto com os The Nice (cujo teclista era Keith Emerson). Após esse tour, em abril de 1970, Greg Lake deixou os King Crimson para formar os Emerson, Lake & Palmer, com Keith Emerson nos teclados e Carl Palmer, do Atomic Rooster e do Crazy World of Arthur Brown, na bateria. Apesar de sua saída dos King Crimson, Lake ajudou na composição do segundo álbum da banda, In the Wake of Poseidon.

Após a sua fundação em 1970, a banda Emerson, Lake & Palmer fez um estrondoso sucesso de vendas (somando mais de 40 milhões de cópias vendidas) e contribuindo significativamente para o sucesso e evolução do Rock Progressivo. Lake foi quem contribuiu mais para tal, com as composições da banda, como "Lucky Man" (Emerson, Lake & Palmer), "The Sage" (Pictures at an Exhibition), "From the Beginning" (Trilogy), "Still... You Turn Me On" (Brain Salad Surgery) e "C'est la vie" (Works Volume I). Lake tornou-se famoso por seu Christmas number two single, "I Believe in Father Christmas" em 1975 que foi depois incluído no álbum do Emerson, Lake & Palmer, Works Volume II.

Após o fim dos ELP, Greg Lake fez um tour com os Asia em 1983, substituindo John Wetton, lançando também dois álbuns solo, Greg Lake (1981) e Manoeuvres (1983), entrando em tour em meados dos anos 80. Em 1986, Greg Lake se reuniu novamente com Keith Emerson e com Cozy Powell (substituindo Carl Palmer, que estava tocando nos Asia), lançando o disco "Emerson, Lake and Powell", uma espécie de uma continuação da velha banda.

Os ELP acaba se reunindo novamente no início dos anos 90, tocando em circuitos de rock progressivo, e lançando dois novos álbuns, Black Moon e In the Hot Seat. A banda acabou se dissolvendo novamente em 1998, devido a problemas internos do grupo.

Após a dissolução dos ELP, Greg Lake não foi muito visto no meio musical, mesmo tocando com artistas famosos como os The Who e Ringo Starr.
Em outubro de 2005 Greg Lake entrou em tour na Grã-Bretanha com a sua nova banda, "Greg Lake Band". O grupo recebeu bom reconhecimento pela critica. A banda tinha David Arch nos teclados, Florian Opahle na guitarra, Trevor Barry no baixo e Brett Morgan na bateria. Um DVD duplo foi lançado pela Warner Bros/Classic Pictures no início de 2006, com um Greg Lake refortalecido, sua voz agora mais grossa e alta que antes. A Greg Lake Band estava pronta para um novo tour em setembro de 2006, porém ele foi cancelado devido a "problemas de organização"
Lake tocou "Karn Evil 9" com a Trans Siberian Orchestra no Nassau Coliseum no Uniondale Long Island, New York, em 20 de dezembro de 2006, no Continental Airlines Arena no East Rutherford, New Jersey em 21 de dezembro de 2006 e no Quicken Loans Arena, em Cleveland, Ohio, em 30 de dezembrode 2007.
Lake tocou "Lucky Man" com os Jethro Tull no seu primeiro show no Royal Festival Hall em Londres, no dia 28 de maio de 2008. Em novembro, os U2 gravaram 'I Believe in Father Christmas' para marcar o lançamento de (RED)Wire.


Sem comentários: