John Fitzgerald Kennedy (Brookline, 29 de maio de 1917 - Dallas, 22 de novembro de 1963) foi um político estadunidense, o 35° presidente de seu país (1961–1963) e uma das grandes personalidades do século XX.
Sua morte violenta, no auge da carreira política, abalou o mundo
inteiro, desencadeando um extenso período de turbulência na política e
na sociedade norte-americana.
Sua família era de ascendência irlandesa e tradicionalmente católica. Kennedy era filho de Joseph P. Kennedy. Formou-se em Relações Internacionais na Universidade de Harvard em 1940. Serviu na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, sendo ferido na Batalha de Guadalcanal em 1943. Condecorado por bravura, afastou-se do serviço militar por problemas na coluna vertebral. Ainda quando jovem, participou do Movimento Escuteiro.
Foto tirada minutos antes dos tiros
No verão de 1963, Kennedy preparava-se para iniciar a sua campanha para uma eventual reeleição nas eleições de 1964. As perspectivas eram boas, visto que o candidato republicano deveria ser o senador Barry Goldwater, um conservador bastante extremista e impopular. Porém, no estado do Texas,
que era de fundamental importância, a administração estava perdendo
popularidade para os republicanos. Foi então programada uma visita do
presidente às principais cidades do estado em 21 e 22 de novembro.
Tendo visitado San Antonio, Houston e Fort Worth, Kennedy vai a Dallas, desfila em carro aberto, e encontra uma multidão entusiasmada. Ao meio-dia e meia do dia 22 de novembro, passando pela Dealey Plaza, Kennedy é atingido por dois tiros, um no pescoço (que também atinge o Governador do Texas John Connally)
e outro fatal na cabeça. Jackie Kennedy que estava ao seu lado, sobe em
desespero na traseira do carro em movimento. Kennedy morreu em menos de
trinta minutos depois do atentado. Um ex-fuzileiro naval, Lee Harvey Oswald,
de 24 anos, que trabalhava num depósito de onde foram vistos os
disparos, foi detido e acusado pelo homicídio de Kennedy. No dia 24,
quando Oswald seria transferido para outra prisão, acabou por ser também
assassinado por Jack Ruby, ligado à Máfia americana e portador de uma doença terminal. Ele está sepultado no Cemitério Nacional de Arlington, ao lado da esposa Jacqueline Kennedy Onassis.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário