(imagem daqui)
Isabel II ou Elizabeth II (nome completo: Elizabeth Alexandra Mary; Londres, 21 de abril de 1926) é a atual monarca constitucional e chefe de Estado do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.
(...)
Isabel conheceu seu futuro marido, Filipe, Duque de Edimburgo em 1934 e 1937.
Após reencontrá-lo novamente no Colégio Real Naval em Darrmouth, em
julho de 1939, Isabel - com apenas 13 anos de idade - apaixonou-se por
Filipe, e eles começaram a trocar cartas. Eles casam dia 20 de novembro de 1947 no Abadia de Westminster. O casal são primos de segundo grau do Rei Cristiano IX da Dinamarca e primos de terceiro grau da Rainha Vitória do Reino Unido.
Antes do casamento, Filipe renunciou ao seus títulos Gregos e
Dinamarqueses, convertendo-se da Igreja Ortodoxa Grega ao Anglicanismo e
adotou o nome de Filipe Mountbatten, sendo o sobrenome britânico de sua
mãe. Mas antes do casamento, foi dado a ele o título de Duque de Edimburgo e ele chamado de Sua Alteza Real.
O casamento não aconteceu sem controvérsias: Filipe não tinha nenhum
suporte financeiro, era um estrangeiro e sua irmã tinha casado com um
nobre alemão, com ligações com os Nazis. A mãe de Isabel foi contra a união inicialmente, como relatam algumas biografias, chamando Filipe de "alemão destruidor". No fim da vida, entretanto, ela disse a sua biografo Tim Heald que Filipe foi "um cavaleiro britânico". Isabel e Filipe receberam 2.500 presentes de casamento de todo o mundo, mas seu país ainda não estava totalmente recuperado da devastação da guerra.
Após o casamento, Isabel e Filipe mudaram-se para Clarence House, Londres. Em 14 de novembro de 1948, deu à luz seu primeiro filho, Príncipe Carlos de Edimburgo. Além de Carlos, tiveram mais três filhos: Ana, Princesa Real, André, Duque de York e Eduardo, Conde de Wessex. Apesar da casa real ser oficialmente chamada Windsor, foi decretado em 1960 que os descendentes da rainha Isabel II e do Príncipe Filipe teriam o sobrenome Mountbatten-Windsor.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário