domingo, outubro 23, 2011

Notícia no Público sobre o sismo na Turquia

Segundo o instituto de Sismologia de Kandilli
Autoridades turcas estimam 500 a mil mortos no sismo de Van
   

Fotos de Antakyali/Anadolu Agency/Reuters

O Instituto de Sismologia de Kandilli, em Istambul, estima que tenham morrido entre 500 e mil pessoas no terramoto que hoje abalou a Turquia.

O terramoto ocorreu às 11.41 (hora de Lisboa), a uma profundidade de 7,2 quilómetros, segundo os serviços geológicos norte-americanos. O Instituto de Sismologia de Kandilli anunciou uma magnitude menor, de apenas 6,6, e uma profundidade de cinco quilómetros, relata a Reuters.

A televisão mostra edifícios e veículos destruídos, pessoas a correr pelas ruas desta cidade de 380 mil habitantes, em pânico. As linhas telefónicas e a electricidade foram cortadas. “O abalo provocou um grande pânico”, disse o presidente da câmara de Van, Bekir Kaya, à televisão privada NTV.

Dez edificios de Van colapsaram e entre 25 a 30 da do distrito de Ercis caíram, disse o vice-primeiro-ministro Besir Atalay, citado pela Reuters. "Calculamos que cerca de mil edifícios tenham sofridos danos e estimamos que se tenham perdido centenas de vidas.Os nossos cálculos oscilam entre 500 e 1000 vítimas mortais", disse o director-geral do Observatório Kandilli, Mustafa Erdik, numa conferência de imprensa.

A agência noticiosa Cihan diz existirem pelo menos 50 mortos num hospital de Ercis. "Estamos à espera da ajuda de emergência, é muito urgente", disse à televisão NTV o presidente da câmara de Ercis, Zulfukar Arapoglu.

O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan está a viajar para Van, uma cidade perto da fronteira com o Irão.

A Turquia é atravessada por muitas falhas geológicas, sobretudo no noroeste, e sofre frequentemente sismos. Dois fortes abalos de terra nas regiões muito povoadas e industrializadas do noroeste fizeram cerca de 20 mil mortos, em agosto e novembro de 1999. Istambul, a maior cidade, corre risco permanente de sofrer um grande terramoto.

in Púbico - ler notícia

Sem comentários: