Erasmo de Roterdão, por Hans Holbein, o Jovem
Erasmo de Roterdão (nascido Gerrit Gerritszoon ou Herasmus Gerritszoon; em latim: Desiderius Erasmus Roterodamus; Roterdão, 28 de outubro de 1466 - Basileia, 12 de julho de 1536) foi um teólogo e um humanista neerlandês que viajou por toda a Europa ( inclusive Portugal).
Erasmo cursou o seminário com os monges agostinianos
e realizou os votos monásticos aos 25 anos, vivendo como tal, sendo um
grande crítico da vida monástica e das características que julgava
negativas na Igreja Católica.
Frequentou o Collège Montaigu, em Paris, e continuou seus estudos na Universidade de Paris, então o principal centro da escolástica, apesar da influência crescente do Renascimento da cultura clássica, que chegava de Itália.
Erasmo optou por uma vida de académico independente, independente de
país, independente de laços académicos, de lealdade religiosa e de tudo
que pudesse interferir com a sua liberdade intelectual e a sua expressão
literária.
Os principais centros da sua actividade foram Paris, Lovaina, Inglaterra e Basileia.
No entanto, nunca pertenceu firmemente a nenhum destes sítios. O seu
tempo em Inglaterra foi frutuoso, tendo feito amizades para a vida com
os líderes ingleses, mesmo nos dias tumultuosos do rei Henrique VIII: John Colet, Thomas More, John Fisher, Thomas Linacre e Willian Grocyn. Na Universidade de Cambridge
foi o professor de teologia de Lady Margaret e teve a opção de passar o
resto de sua vida como professor de inglês. Ele esteve no Queens' College, em Cambridge e é possível que tenha sido alumnus.
Foram-lhe oferecidas várias posições de honra e proveito através do
mundo académico, mas ele declinou-as todas, preferindo a incerteza,
tendo no entanto receitas suficientes da sua actividade literária
independente.
in Wikipédia
1 comentário:
Chegou o livro mais polêmico e revelador dos últimos tempos!
= O POMO DE OURO =
Sinopse: Henrique foi instruído nos mistérios da Maçonaria desde criança e tornou-se um bom Mestre Maçom. Entretanto, por ocasião dos atentados ao World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, Henrique descobriu coisas tão perturbadoras que fizeram ele se afastar da Maçonaria e isolar-se do mundo, até que sua amiga Eva Cristina foi procurá-lo para ajudá-la a decifrar um código que o pai dela havia deixado numa carta antes de falecer em suas explorações arqueológicas. A partir daí, Henrique se vê obrigado a usar de seus conhecimentos secretos da Maçonaria para ajudar Eva a encontrar e devolver a quem de direito um objeto do qual depende o futuro da humanidade: o pomo de ouro.
Com uma narrativa dinâmica e envolvente para uma trama repleta de mistério, aventura e reviravoltas, o leitor é apresentado a uma série de contradições envolvendo os atentados de 11 de setembro, se torna conhecedor das mentiras da Igreja Católica e dos mais finos mistérios da Maçonaria, além da interpretação contundente de um conjunto de profecias que parece estar se concretizando a todo o momento em nosso tempo.
Realidade? Ficção? O Pomo de Ouro é a leitura mais intrigante, misteriosa e polêmica dos últimos tempos. Um livro único e imperdível!
LEIA 07 CAPÍTULOS DO LIVRO GRATUITAMENTE NO SITE CLUBE DE AUTORES:
http://www.clubedeautores.com.br/book/115624--O_Pomo_de_Ouro
Enviar um comentário