domingo, março 13, 2011

Governo admite fusão parcial de um reactor
Japão teme nova explosão em central nuclear

Uma vista da cidade de Minamisanriku, na província de Miyagi, depois do tsunami

O Japão teme uma nova explosão na central nuclear de Fukushima-Daichi (Fukushima I), onde as autoridades admitem que possa ter havido uma fusão do combustível num dos reactores – o que torna ainda mais grave o acidente. Enquanto isso, foi decretado o estado de emergência numa segunda central nuclear, em Onagawa, a norte de Fukushima.

Na segunda central, o alerta foi dado após o registo de uma subida dos níveis de radioactividade, apesar dos três reactores do local estarem “sob controlo”, diz a agência AFP. As autoridades estão agora a tentar determinar a fonte da radiação.

Já em Fukushima I – situada 240 quilómetros a norte de Tóquio – os sistemas de segurança da central foram seriamente afectados com o sismo e tsunami de sexta-feira, que terão provocado a morte de dez mil pessoas. Embora a central tenha sido automaticamente desligada, os sistemas de arrefecimento falharam.

A empresa que gere a central – Tokyo Electric Power (Tepco) – está a injectar água do mar em três reactores para evitar que haja uma fusão do combustível nuclear. A fusão é considerada uma situação severa e pode conduzir à libertação de grandes doses de radioactividade para o exterior da central.

O porta-voz do Governo, Yukio Edano, admitiu que possa já ter havido uma fusão parcial dos bastões de combustível do reactor 1. “Existe esta possibilidade. Não podemos confirmá-lo, porque é dentro do reactor. Mas estamos a trabalhar sob esta hipótese”, disse Edano, citado pela agência Reuters.

Uma explosão ontem destruiu o edifício no interior do qual está confinado o reactor 1 da central. Agora, teme-se que o mesmo ocorra no reactor 3. Em ambos, estava a ser injectada água do mar, uma solução que é vista como último recurso para conter o sobreaquecimento dos reactores. A Tepco decidiu, entrentanto, também inundar o reactor 2, para o resfriar. A central de Fukushima I tem seis reactores, que entraram em operação entre 1970 e 1979.

“Não podemos excluir que se possa produzir uma explosão ao nível do reactor 3 devido a uma possível acumulação de hidrogénio”, disse Yukio Edano, adiantando que o núcleo central onde está o combustível radioactivo continua seguro.

A explosão de ontem, que deitou pelos ares o tecto da parte exterior de cimento do reactor 1, também não comprometeu o núcleo. Mesmo assim, o desastre já foi classificado pela Agência de Segurança Nuclear e Industrial japonesa como nível 4 na escala na Escala Internacional de Ocorrências Nucleares.

Por ora, a gravidade do acidente está abaixo da explosão de Three Mile Island em 1979, nos Estados Unidos, de nível 5, e muito longe do acidente de Chernobil, em 1986, na ex-URSS, que foi classificado com o nível 7, o máximo da escala.

Mesmo assim, segundo as agências noticiosas, 22 pessoas já foram contaminadas pela radiação. As autoridades dizem que 190 pessoas estavam dentro de um raio de 10 quilómetros de distância, quando a radiação subiu acima dos limites desejáveis. Da zona de Fukushima I já foram retiradas 210 mil pessoas.

Problemas semelhantes de aumento de pressão nos reactores estão também a afectar a central Fukushima-Daini (Fukushima II). Cerca de 30.000 pessoas que viviam a dez ou menos quilómetros da estação tiveram de abandonar as suas casas.

Sem comentários: