quarta-feira, março 09, 2011

Ai que chatice

José Sócrates falha início da sessão de cumprimentos


O presidente da República, Cavaco Silva, iniciou a sessão de cumprimentos no Parlamento cerca das 16.40 horas, momento marcado pela quebra do protocolo, com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça a ser o primeiro, em vez do primeiro-ministro, conforme previsto.

Após a sessão de tomada de posse, na sala das sessões do Parlamento, Aníbal Cavaco Silva dirigiu-se para o salão nobre do Palácio de São Bento, acompanhado pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

O primeiro-ministro deveria, de acordo com o protocolo, ter sido o primeiro a prestar cumprimentos ao presidente da República e a Jaime Gama, mas José Sócrates ainda não se encontrava no salão nobre, quando já se formava uma fila com altas figuras do Estado e membros do Governo.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha de Nascimento, avançou então para os cumprimentos, seguido de Rui Moura Ramos, presidente do Tribunal Constitucional.

O primeiro-ministro, José Sócrates, foi a nona personalidade a cumprimentar Cavaco Silva, depois de vários ministros - dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, das Finanças, Teixeira dos Santos, da Presidência, Pedro Silva Pereira, da Defesa, Augusto Santos Silva, da Administração Interna, Rui Pereira, e da Justiça, Alberto Martins - seguindo-se-lhe depois outros membros do Governo.

Dos candidatos que disputaram as eleições presidenciais com Cavaco Silva, apenas Manuel Alegre, candidato apoiado pelo PS e BE, e o independente Fernando Nobre, compareceram para cumprimentar o chefe de Estado.

Manuel Alegre foi seguido do antigo presidente da República Ramalho Eanes.

Já o ex-presidente Mário Soares não prestou cumprimentos a Cavaco Silva, apesar de ter assistido à cerimónia da tomada de posse, na sala das sessões da Assembleia da República.

Também os candidatos Defensor Moura (PS) e Francisco Lopes (PCP e Verdes) - também deputados - não se dirigiram ao salão nobre, tendo no entanto marcado presença na primeira parte da cerimónia.

Dos partidos políticos, apenas os deputados do Bloco de Esquerda, bem como o coordenador bloquista Francisco Louçã, não se deslocaram ao salão nobre para cumprimentar Cavaco Silva.

Cavaco Silva recebeu os cumprimentos do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, bem como da anterior líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite, a quem saudou com dois beijinhos.

Também do CDS deslocaram-se à sala o presidente do partido e deputado, Paulo Portas, bem como os restantes membros da bancada parlamentar.

A grande maioria dos deputados que se deslocaram ao salão nobre foram, aliás, os do PSD e CDS, partidos que apoiaram Cavaco Silva nas eleições presidenciais, enquanto do PS surgiram o presidente do grupo parlamentar, Francisco Assis, Sérgio Sousa Pinto e António José Seguro, entre os poucos deputados socialistas que foram cumprimentar o presidente da República.

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, ouviu do presidente uma felicitação pelos 90 anos do PCP - assinalados no passado domingo -, tendo também o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, cumprimentado Cavaco Silva, bem como os deputados do PEV Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira.

Os dirigentes da UGT, João Proença, e da CGTP, Carvalho da Silva, prestaram igualmente cumprimentos, além do antigo ministro do primeiro governo de José Sócrates Campos e Cunha, o ex-ministro Pina Moura ou a antiga responsável da Saúde Leonor Beleza (PSD).

A sessão de cumprimentos, que envolveu ainda diversas figuras do Estado - nomeadamente os elementos do Conselho de Estado - e membros do corpo diplomático, além de outros convidados, durou cerca de 25 minutos.

No final, Cavaco Silva recebeu dois beijinhos, num cumprimento mais demorado, da sua mulher, Maria Cavaco Silva.

in JN - ler notícia

Sem comentários: