Tinha 70 anos de idade
Morreu o cantor soul Solomon Burke
Solomon Burke, num espectáculo em 2005 (Dominic Favre/Reuters)
O cantor soul norte-americano Solomon Burke morreu hoje, aos 70 anos, no avião que o levava de Los Angeles para Amesterdão, onde deveria dar um concerto na terça-feira. A causa da morte não foi ainda revelada.
Burke é autor de êxitos como "Everybody Needs Somebody to Love", de 1964, e "Cry to Me", do filme "Dirty Dancing", de 1987. Nascido em Filadélfia em 1940, entrou pela primeira vez num estúdio de gravação aos 14 anos, recorda o El País.
Em 1969 foi descoberto pelo produtor Jerry Wexler, da Atlantic, que o lançou numa carreira que o levaria a receber um Grammy e a fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame. Para Wexler, ele era "o melhor cantor de soul de todos os tempos".
Com mais de 200 quilos, Burke era uma figura imponente e, segundo disse numa entrevista ao Philadelphia Weekly em 2002, pai de 21 filhos e avô de 90 netos. Em 2008 lançou aquele que viria a ser o seu último disco, "Like a Fire". O concerto que tinha marcado para terça-feira num clube de Amesterdão estava completamente esgotado.
Sem comentários:
Enviar um comentário