quinta-feira, setembro 23, 2010

Notícia sobre Paleontologia no Público

No Utah
Paleontólogos descobrem duas novas espécies de dinossauro com cornos nos Estados Unidos

Reconstituição do Kosmoceratosp (Foto: Lukas Panzarin/Museu de História Natural de Utah)

Os fósseis de duas novas espécies de dinossauros com cornos, familiares próximos do famoso tricerátopo, um herbívoro, foram descobertos no estado norte-americano do Utah, anunciaram ontem os paleontólogos responsáveis.

Estes dinossauros quadrúpedes e herbívoros, que viveram há cerca de 76 milhões de anos no fim do Cretáceo, foram encontrados na vasta região desértica, numa formação rochosa conhecida por Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante. O estudo foi liderado por Scott Sampson e Mark Loewen, do Museu de História Nacional de Utah e do Departamento de Geologia e Geofísica da Universidade de Utah.

Na época em que estes animais viveram, o local fazia parte do “continente perdido” de Laramida, formado quando um mar pouco profundo inundou a parte central da América do Norte, isolando o Este do Oeste do continente durante milhões de anos.

O maior dos dois dinossauros, o Utahceratops gettyi, tinha um crânio que media 2,3 metros. Além de um corno grande sobre o nariz, este animal, que pesava cerca de quatro toneladas, tinha outros cornos mais curtos, projectados para os lados, um pouco como os bisontes dos nossos dias, precisa a revista científica norte-americana “PloS ONE”.

O outro dinossauro, Kosmoceratosp richardsoni, é mais pequeno do que o o Utahceratops - deveria pesar 2,5 toneladas - e tinha um total de 15 cornos, mais longos e pontiagudos.

O paleontólogo Mike Getty, do Museu de História Natural do Utah, foi o primeiro a encontrar os fósseis do Utahceratops, em 2000. Os outros fósseis foram descobertos posteriormente. O Kosmoceratosp fossilizado foi encontrado em 2007 por Scott Richardson. Todos os fósseis estão preservados nas colecções do Museu de História Nacional de Utah, em Salt Lake City.

Sem comentários: