quinta-feira, abril 17, 2014

Maynard James Keenan - 50 anos!


Biografia
James Keenan nasceu James Herbert Keenan em Ravenna, Ohio, filho único de Judith Marie e Michael Loren Keenan. Ele nasceu em uma família batista. Quando os seus pais se divorciaram em 1968, seu pai, um professor do ensino médio, mudou-se para Michigan e Keenan só o via uma vez por ano durante os próximos 12 anos. A sua mãe casou novamente, trazendo Keenan para uma "casa intolerante e não mundana", onde sua inteligência e expressão criativa seria sufocada. Quando Keenan tinha 11 anos, a sua mãe sofreu um aneurisma cerebral, que mais tarde serviria de inspiração para muitos de suas obras. Alguns anos mais tarde, a sua mãe convenceu-o a ir morar com o seu pai no Michigan. Keenan considera que esta foi a melhor coisa que ele fez.
Entrou para o exército em 1982, e estudou na United States Military Academy (escola militar) de 1983 até 1984. Saiu do exército para estudar arte no Kendall College of Art and Design em Grand Rapids, Michigan. Durante o seu tempo no exército que ele adotou o apelido "Maynard" por capricho. Em 1988, ele mudou-se para Los Angeles, onde o seu amor pelos animais levou-o para a prática de design de interiores para lojas de animais. Nos anos oitenta, Keenan tocou baixo na banda TexA.N.S. e cantou para crianças da Children of the Anachronistic Dynasty, ambas bandas independentes.
Após mudar-se para Los Angeles Keenan conheceu Adam Jones que tinha ouvido ele cantar numa demo na faculdade. Impressionado com a sua voz, Jones sugeriu que formassem uma banda. Keenan concordou e em 1990, o Tool foi formado. Liderados por Keenan, a formação incluiu o guitarrista Jones; o seu vizinho, o baterista Danny Carey e o baixista Paul D'Amour, que mais tarde seria substituído por Justin Chancellor. Batizaram a banda de Tool.
Em 1993, o lançamento do álbum Undertow levou a banda e Keenan ao estrelato. As suas letras e músicas eram melódicas, severas e agressivas. No entanto, à medida que Keenan continuava a gravar com Tool, as suas letras desenvolveram-se e tornaram-se introspectivas e espirituais, verdadeiras obras de arte, que se focavam não só na raiva, mas também nos benefícios de a transcender.
Mais tarde, após uma prolongada batalha legal com a sua gravadora Volcano Records (antigamente Zoo Records), os membros de Tool decidiram separar-se por algum tempo. Keenan começou a trabalhar com Billy Howerdel. A banda que formaram, A Perfect Circle, começou a atuar em 1999 e lançou o seu primeiro álbum em 2000. Desde então, Keenan continua como vocalista de ambas as bandas.
Em fevereiro de 2005, Keenan apareceu como vocalista surpresa em Seattle, num concerto de solidariedade para as vítimas do tsunami na Ásia, atuando com a banda Alice in Chains, substituindo o falecido vocalista Layne Staley nas canções "Them Bones", "Man in the Box" e "Rooster".
Keenan é divorciado e tem um filho chamado Devo (nascido a 5 de agosto de 1995). Foi noivo de Jennifer Breña Ferguson, mas separaram-se antes de casar. Daí vem o nome da canção "Breña" do álbum Mer de Noms, de A Perfect Circle. A sua mãe, Judith, morreu em 2003 e também foi inspiração para a música "Judith", do mesmo álbum.
Kennan também é vinicultor. É dono das empresas vinícolas Merkin Vineyards e Caduceus Cellars em Page Springs/Cornville, Arizona.

Keenan e a comédia 
"Encontrando Jesus"
No dia 1 de abril de 2005 Maynard anunciou - para o choque de muitos fãs e amigos - que ele havia "encontrado Jesus" e estaria abandonando a gravação do novo álbum dos Tool. Mas claro, era uma brincadeira de primeiro de abril. Kurt Loder, da MTV entrou em contacto com Keenan por e-mail para pedir uma confirmação e recebeu uma resposta bem casual. Quando Loder perguntou novamente, a resposta de Keenan foi simplesmente "heh heh". O anúncio foi provavelmente uma paródia ao episódio protagonizado por Brian "Head" Welch, em que 2005 havia comunicado seu desligamento da banda KoЯn para dedicar sua vida ao Cristianismo.
No dia 7 de abril, o site oficial de Tool anunciou que era uma brincadeira: "Boas notícias, fãs de primeiro de abril. A composição e gravação do álbum continua.".
Mr. Show 
Maynard aparece em vários segmentos da série de comédia da HBO, Mr. Show. Em uma cena ele é visto sendo preso com Ronnie Dobbs, e mais tarde ele aparece usando uma peruca e como vocalista de uma banda fictícia chamada "Puscifer", elogiando Ronnie. Puscifer tornou-se um projeto paralelo onde funciona como uma espécie de pseudónimo para o seu  asolo, convidando um leque de artistas para trabalhar com ele, inclusive a atriz Milla Jovovich.

Discografia

Sem comentários: