quarta-feira, abril 16, 2014

Domenico Dragonetti morreu há 168 anos

Domenico Dragonetti Carlo Maria (Veneza, 7 de abril de 1763 - Londres, 16 de abril de 1846) foi um grande músico e o primeiro compositor a introduzir o contrabaixo na música de câmara e orquestra. Ele permaneceu durante trinta anos na sua cidade natal de Veneza, na Itália e, ainda muito novo, era o primeiro contrabaixo na Ópera Buffa da sua cidade, trabalhando também na Capela de São Marcos e na Grand Opera, em Vicenza.
Nessa época ele tinha-se tornado notado em toda a Europa e tinha recusado várias oportunidades, incluindo as ofertas do Czar da Rússia.
Em 1794, ele finalmente decidiu mudar-se para Londres, para tocar na Orquestra do Teatro do Rei, e estabeleceu-se lá o resto de sua vida. Em cinquenta anos, ele tornou-se uma figura proeminente nos eventos musicais da capital inglesa, realizando nos concertos da Sociedade Filarmónica de Londres, bem como em mais eventos privados, onde se encontrava com as pessoas mais influentes do país, como o Príncipe Consorte e o duque de Leinster.
Ele estava familiarizado-se com os compositores Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven, a quem visitou em várias ocasiões, em Viena, e a quem ele mostrou as possibilidades do contrabaixo como instrumento de solista em orquestra. A sua habilidade no instrumento também demonstrou a relevância de escrever partituras para contrabaixo na orquestra, separada da do violoncelo, que era a regra comum na época. Ele também é lembrado hoje pelo arco Dragonetti, que evoluiu ao longo da sua vida.


Sem comentários: