segunda-feira, abril 28, 2014

Pequeno sismo em Portugal continental (na zona de Vinhais)...

Recebido via e-mail do IPMA:

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que no dia 28.04.2014 pelas 13.25 (hora local - UTM-1) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2,6 (na escala de Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 12 km a Noroeste de Vinhais.

Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt). 

NOTA: a notícia no site da TVI24 e o o sismograma, feito pelo geofone de Manteigas:


Sismo sentido em Vinhais

Não há registo de danos e a população local afirma que ninguém «sentiu nada»

Um pequeno sismo ocorreu hoje na zona de Vinhais, no Nordeste Transmontano, sem que haja registos de que tenha sido sentido pela população, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação do instituto, «foi registado nas estações da Rede Sísmica do continente um sismo de magnitude 2.6 na escala de Richter com epicentro a cerca de 12 quilómetros a Noroeste de Vinhais», no Distrito de Bragança.

A Lusa contactou os bombeiros de Vinhais que adiantaram que no local ninguém «sentiu nada» e que não lhes chegou qualquer pedido ou eco por parte da população relativamente à ocorrência.

O IPMA dá conta também, no comunicado, de que «não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido».

«Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados», acrescenta o instituto.

O IPMA disponibiliza uma página na Internet com a listagem dos sismos ocorridos por todo o país, a maioria dos quais de pequena intensidade e impercetíveis à população.

Na mesma página pode constatar-se que, que nos últimos dias registaram-se vários pequenos abalos na zona de Vinhais, todos, com a exceção do de hoje, abaixo dos 2,0 na escala de Richter.

Com estes valores, os tremores de terra são considerados micro nesta escola que qualifica como «forte» os abalos a partir dos 6,0.
in TVI24

Sem comentários: