domingo, abril 20, 2014

Há 15 anos o Massacre de Columbine chocou todo o mundo...

Massacre de Columbine
Instituto Columbine (foto de satélite)
Local Columbine, Colorado, Estados Unidos
Coordenadas
Data 20 de abril de 1999
11.16  - 12:08 (hora local - UTC-6)
Tipo de ataque Massacre escolar, assassinato em massa, massacre, ataque suicída, ataque com bombas improvisadas.
Arma(s) TEC-DC9, Hi-Point, Savage 67H, Stevens 311D
Mortes 15 (incluindo os 2 assassinos)
Feridos 25
Responsável(is) Eric Harris e Dylan Klebold

O Massacre de Columbine aconteceu a 20 de abril de 1999, no Condado de Jefferson, Colorado, Estados Unidos, no Instituto Columbine, onde os estudantes Eric Harris (aka ReB), de 18 anos, e Dylan Klebold (aka VoDkA), de 17 anos, atiraram sobre vários colegas e professores.
Eric Harris e Dylan Klebold eram aparentemente adolescentes típicos de um subúrbio americano de classe média alta. Moravam em casas confortáveis. O pai de Klebold era geofísico, e a mãe, especialista em crianças deficientes.
Faltavam apenas 17 dias para o fim do ano letivo. Com 1.965 alunos, o Instituto Columbine era tão bom que muitas famílias foram para Littleton, perto de Denver, com o objetivo de matricular os filhos na escola. 82% de seus alunos eram aceites em universidades (nos Estados Unidos não há exames , o que conta é o desempenho do aluno no ensino secundário). Columbine também se orgulhava de não registar casos de violência. O polícia de plantão limitava-se a multar alunos que estacionavam os carros nas vagas destinadas a professores. Não havia, como nas escolas de Nova York, Los Angeles e Chicago, detectores de metais na entrada. Nas festas de formatura, os alunos costumavam aceitar o pedido dos pais para não haver bebidas alcoólicas. Columbine era famosa por ser conservadora e privilegiar os jogadores das equipas de futebol americano, basebol e basquetebol. Foi esse o rastilho da tragédia.

Sem comentários: