segunda-feira, janeiro 19, 2026

Dolly Parton celebra hoje oitenta anos...!

  
Dolly Rebecca Parton (Sevierville, Tennessee, 19 de janeiro de 1946) é uma cantora, compositora, atriz e filantropa norte-americana mais conhecida pelo seu trabalho na música country

Após conquistar sucesso escrevendo canções para outros artistas, Parton lançou o seu álbum de estreia Hello I'm Dolly (1967), iniciando uma das carreiras mais bem sucedidas na música. Descrita como uma "lenda do country", Parton já vendeu mais de 100 milhões de discos mundialmente, configurando-se com uma das artistas mais vendidas de todos os tempos. Ela detém inúmeros certificados de ouro, platina e multiplatina da Recording Industry Association of America (RIAA).

Parton já lançou 49 álbuns de estúdio, sendo que 44 atingiram o top dez da tabela de álbuns country estadunidense; Ela possui 25 singles que alcançaram o topo da tabela country da Billboard, um recorde para artistas femininas (empatado com Reba McEntire), bem como mais de 110 canções que entraram nas paradas ao longo dos últimos 40 anos. Parton já escreveu mais de 3.000 canções, incluindo os sucessos "I Will Always Love You", "Jolene" e "9 to 5". Como atriz, ela fez os filmes 9 to 5 (1980) e The Best Little Whorehouse in Texas (1982), ambos pelos quais ela foi indicada para o Globo de Ouro, além de Rhinestone (1984), Steel Magnolias (1989), Straight Talk (1992), A Família Buscapé (1993), Miss Simpatia 2 (2002) e Joyful Noise (2012).

Parton já venceu 11 Grammy Awards (incluindo um Grammy honorário, em 2011) de 55 indicações (o terceiro maior número de indicações de qualquer artista feminina na história dos prémios). Ela ganhou dez Country Music Association Awards, sete Academy of Country Music Awards, quatro People's Choice Awards e três American Music Awards. Ela também já foi indicada para o Óscar, Emmy e Tony Awards. Em 1984, recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em 2005, recebeu uma Medalha Nacional das Artes. Ela foi introduzida tanto no Country Music Hall of Fame quanto no Rock and Roll Hall of Fame.

Fora do seu trabalho na música e no cinema, Parton também é proprietária da The Dollywood Company, que administra múltiplos locais de entretenimento, incluindo o seu próprio parque temático Dollywood. Ela fundou várias organizações filantrópicas, a principal delas sendo a Dollywood Foundation, que administra uma série de projetos para levar educação e alívio da pobreza ao leste do Tennessee, onde ela foi criada.

   

Família

Mudou-se com a sua família de sua cidade natal, Sevierville, para viver em Nashville, no mesmo estado do Tennessee, aos 18 anos de idade. No primeiro dia na cidade ela conheceu o jovem de 21 anos, músico e administrador, Carl Thomas Dean: ela saía da lavandaria com as suas roupas já lavadas e ele estacionava a sua camionete branca no local.

Ambos iniciaram uma amizade e logo começaram a namorar. Um ano depois, ficaram noivos, e em 30 de maio de 1966 oficializaram a união, numa cerimónia civil e religiosa, na cidade de Ringgold, na Geórgia, onde passaram a viver. Ambos mantém até hoje uma união sólida e estável, e no aniversário de 50 anos de casamento, em 2016, renovaram os seus votos matrimoniais. Ficaram juntos até à morte de Dean, em 3 de março de 2025; ele morreu em Nashville aos 82 anos. O casal optou por não ter filhos.

Parton é madrinha da cantora e atriz Miley Cyrus.

Parton é multi-instrumentista, entre os instrumentos que ela toca estão: harpa, banjo, violão, guitarra elétrica, violino, piano, flauta doce e saxofone.  Ela também é conhecida por ter passado por inúmeras ​​cirurgias plásticas ao longo da vida; Em 2003, durante uma participação no The Oprah Winfrey Show, Winfrey perguntou que tipo de cirurgia plástica Parton havia feito, ela respondeu brincando "todas", e disse que a cirurgia plástica era fundamental para manter sua imagem.

Parton é conhecida por sua longa história de apoio aberto à comunidade LGBT e se manifestou publicamente em apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2009. Embora muitas vezes politicamente "neutra", durante a primeira presidência de Donald Trump, ela recusou a Medalha Presidencial da Liberdade duas vezes, e uma terceira vez durante a presidência de Joe Biden.  Em 2021, a legislatura do Tennessee levantou um projeto de lei para erguer uma estátua de Parton, ela divulgou uma nota pedindo à legislatura que retirasse o projeto de lei da consideração, dizendo: "Dado tudo o que está acontecendo no mundo, não acho que me colocar em um pedestal seja apropriado neste momento.

 

undefined

 

 

Sem comentários: