sábado, janeiro 31, 2026

Beatriz, a rainha emérita dos Países Baixos, comemora hoje 88 anos

 

Beatriz Guilhermina Armgard (Baarn, 31 de janeiro de 1938) foi Rainha dos Países Baixos de abril de 1980 até à sua abdicação, em abril de 2013, quando passou o trono para o seu filho, Guilherme Alexandre. Após a sua abdicação passou a usar a forma de tratamento de: Sua Alteza Real a Princesa Beatriz dos Países Baixos, Princesa de Orange-Nassau, Princesa de Lippe-Biesterfeld, sendo a filha mais velha da rainha Juliana dos Países Baixos e do príncipe Bernhard de Lippe-Biesterfeld e desde 2002 viúva do príncipe Claus dos Países Baixos.

Frequentou uma escola primária pública no Canadá, durante a II Guerra Mundial, e depois terminou sua educação primária e secundária nos Países Baixos no período pós-guerra. Em 1961, recebeu o seu diploma em Direito da Universidade de Leiden. Em 1966 contraiu casamento morganático com Claus von Amsberg, um nobre e diplomata alemão, com quem teve três filhos: Guilherme Alexandre, o rei dos Países Baixos (nascido em 1967), príncipe João Friso (1968– 2013) e príncipe Constantino (nascido em 1969). O seu marido Claus morreu em 2002. Na época de sua abdicação, a rainha Beatriz era a monarca reinante mais velha dos Países Baixos.

O seu reinado viu as possessões caribenhas do país reformuladas com a secessão de Aruba e tornando-se seu próprio país constituinte dentro do Reino em 1986, assim como a posterior dissolução das Antilhas em 2010, que criou os novos municípios especiais de Bonaire, Santo Eustáquio, e Saba, e os dois novos países constitutivos de Curaçau e São Martinho.

Em 28 de janeiro de 2013, Beatriz anunciou que iria abdicar, em 30 de abril, Koninginnedag (Dia da Rainha), em favor do seu filho mais velho, Guilherme Alexandre, o herdeiro do trono. Ele é o primeiro rei dos Países Baixos em 123 anos. Desde a sua abdicação recebeu o título de Princesa Beatriz.

    
     

Sem comentários: