O Canal do Panamá é um canal marítimo com 81 quilómetros de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. O canal é considerado como um ponto importante para o comércio internacional devido a grande diminuição do percurso feito pelos navios (a rota alternativa contorna o Cabo Horn).
O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914. Os Estados Unidos e a China são os principais utilizadores do canal.
O canal possui dois grupos de eclusas
no lado do Pacífico (Pedro Miguel e Miraflores) e um outro grupo no
lado do Atlântico (Gatún). Neste último, as portas maciças de aço das eclusas triplas de Gatún têm 140 metros de altura e pesam 745 toneladas cada uma, mas são tão bem contrabalançadas que um motor de 56 kW é suficiente para abri-las e reabri-las. O lago Gatún, que fica a 26 metros acima do nível do mar, é alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago. Do lago Gatún, o canal passa pela falha de Gaillard e desce em direção ao Pacífico, primeiramente através de um conjunto de eclusas em Pedro Miguel, no lago Miraflores,
a 16,5 metros acima do nível do mar, e depois, através de um conjunto
duplo de eclusas em Miraflores. Todas as eclusas do canal são duplas,
de modo que os barcos possam passar nas duas direções. Os navios são
dirigidos ao interior das eclusas por pequenos aparelhos ferroviários. O
lado do Pacífico é 24 centímetros mais alto do que o lado do Atlântico, e tem marés muito mais altas.
Diversas ilhas situam-se no lago Gatún, incluindo a ilha Barro Colorado, um santuário mundial de vida selvagem.
Diversas ilhas situam-se no lago Gatún, incluindo a ilha Barro Colorado, um santuário mundial de vida selvagem.
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Concluídas as obras complementares, quando o canal entrou finalmente em atividade, a 15 de agosto de 1914,
constituía-se numa maravilha tecnológica. A complexa série de eclusas
permitia até mesmo a passagem dos maiores navios de sua época. O canal
foi um triunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados
Unidos, e revolucionou os padrões de transporte marítimo.
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