sexta-feira, maio 10, 2024

O passado geológico de Marte continua a surpreender-nos...

Intrigante: descoberto em Marte antigo ambiente habitável, parecido com o da Terra

 

A sonda norte-americana Curiosity

 

A sonda Curiosity foi essencial para encontrar manganésio em rochas. É um ambiente em Marte que sugere que tinha condições habitáveis, noutros tempos.

A sonda Curiosity da NASA encontrou altos níveis de manganésio em rochas do leito de um antigo lago dentro da Cratera Gale em Marte.

Esta nova descoberta sugere que, em Marte, houve ambiente semelhante ao da Terra, com condições habitáveis.

“É difícil para o óxido de manganésio se formar na superfície de Marte, por isso não esperávamos encontrá-lo em concentrações tão altas num depósito da costa”, diz o autor principal do estudo, Patrick Gasda.

Na Terra é habitual encontrar estes depósitos, porque há muito oxigénio na atmosfera, produzido pela vida fotossintética e por micróbios, que contribuem para acelerar as reações de oxidação do manganésio.

Essa substância foi uma fonte útil de energia - se houve vida no planeta. “Em Marte, não temos evidências de vida, e o mecanismo para produzir oxigénio na antiga atmosfera do planeta não está claro”.

“Por isso, é realmente intrigante ver que o óxido de manganésio foi formado e concentrado aqui”, comentou Gasda, citado no EurekAlert!.

Esta descoberta sugere que houve “processos maiores a ocorrer na atmosfera de Marte ou na água da superfície, e mostra que é preciso mais trabalho para entender a oxidação em Marte”.

Esta descoberta foi conseguida pela ChemCam da sonda Curiosity. A câmara usa um laser para formar um plasma na superfície de uma rocha e recolhe essa luz para quantificar a sua composição elementar.

Ao analisarem as rochas sedimentares, os cientistas encontraram uma mistura de areias, limos e lamas.

Como as rochas arenosas são mais porosas, a água subterrânea flui mais facilmente do que nas lamas.

Os investigadores acreditam que o manganésio concentrou-se naquelas areias devido à infiltração da água ao longo da costa do lago ou na entrada de um delta.

 

in ZAP

Sem comentários: