Antonín Leopold Dvořák (Nelahozeves 8 de setembro de 1841 - Praga, 1 de maio de 1904) foi um compositor checo da Era Romântica. De forma semelhante ao compositor nacionalista Bedřich Smetana, Dvořák também aplicou algumas das características da música popular da Morávia e da sua terra-natal, a Boémia (então parte integrante do Império Austríaco e atualmente parte República Checa). O estilo próprio de Dvořák tem sido descrito como o expoente máximo que conjugou o idioma nacional com a tradição sinfónica, integrando influências populares e encontrando formas eficazes de as utilizar.
Nascido em Nelahozeves, Dvořák cedo demonstrou os seus dotes musicais. O seu primeiro trabalho conhecido, Forget-Me-Not Polka in C (Polka pomněnka) terá sido escrito em 1854. Em 1859, terminou o curso de órgão em Praga. Na década de 1860, tocou como violista
na Orquestra do Teatro Bohemian Provisional e deu formação em piano.
Em 1873, casou-se com Anna Čermáková, e deixou a orquestra para seguir
a carreira de organista de igreja. Escreveu várias composições
durante este período. A música de Dvořák atraiu o interesse de Johannes Brahms, que o ajudou na sua carreira; também recebeu a ajuda do crítico Eduard Hanslick.
Depois da estreia da sua cantata Stabat Mater
(1880), Dvořák visitou o Reino Unido tornado-se, aí, muito popular; a
sua Sinfonia n.º 7 foi escrita para Londres. Depois de passar pela
Rússia em 1890, Dvořák foi escolhido para professor no Conservatório de Praga em 1891. No ano seguinte, Dvořák mudou-se para os Estados Unidos, para ser o diretor do Conservatório Nacional de Música da América em New York City,
onde também compôs. No entanto, questões relacionadas com o seu
ordenado, juntamente com um crescente reconhecimento na Europa e
saudades da sua terra-natal, fizeram-no regressar à Boémia. De 1895 até à
sua morte, compôs, principalmente, música de câmara e operática.
Quando morreu, eram vários os trabalhos por terminar.
Dentre as composições mais conhecidas de Dvořák destacam-se a Sinfonia do Novo Mundo, o Quarteto de Cordas Americano, a ópera Rusalka e o Concerto para Violoncelo em Si meno. Dos seus trabalhos menos divulgados, salientam-se o sétimo Humoresque e as Canções Que Minha Mãe Me Ensinou. Compôs óperas, música coral, várias música de câmara,
concertos e outras peças orquestrais, vocais e instrumentais. É
caracterizado como 'sem dúvida o mais versátil...compositor do seu
tempo'.
in Wikipédia
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