segunda-feira, setembro 04, 2023

O senhor Trololo nasceu há 89 anos

   
Eduard Anatolyevich Khil (Smolensk, Rússia, 4 de setembro de 1934São Petersburgo, 4 de junho de 2012), também conhecido como Eduard Gil, Edward Hill ou Edward Khil, foi um cantor barítono russo e condecorado com o Prémio de Artista do Povo da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, ganho após a sua performance na famosa canção russa Pora v Put Dorogu, muito usada em celebrações de vitórias e factos alegres.
Após se retirar da carreira musical, na década de 80, Khil desapareceu lentamente do cenário cultural russo, ressurgindo em meados de 2010 quando se tornou um meme ao ser a estrela de um vídeo viral que foi apelidado de "Trololo", uma versão vocalizada da música Eu Estou Feliz por Finalmente Voltar a Casa, de 1976. O vídeo foi visto milhares de vezes em todo o mundo. Hospitalizado em São Petersburgo por causa de um AVC, entrou em coma e morreu no dia 4 de junho de 2012, aos 77 anos. Em 4 de setembro de 2017 Eduard Khil, recebeu uma homenagem da Google com um Google Doodle animado em homenagem pelo seu 83º aniversário.
   

in Wikipédia

 

 

NOTA: na Rússia atual, dominada por um ditador genocida, como no tempo da URSS, a censura continua a trabalhar, e bem - a ponto de antigamente colocar um pobre cantor a balbuciar sons ininteligíveis e hoje colocar imensos políticos a dizer mentiras e patranhas... Lá e cá.

Sem comentários: