No dia 7 de outubro, o Centro Ciência Viva do Alviela comemora o Dia Internacional da Geodiversidade:
O Fascínio do Carso. Episódio 2: A Muralha.
O evento é dedicado à falha do Arrife com uma programação de dia inteiro que contempla conversas com investigadores, visita à Galeria dos Ursos (sistema cársico do Almonda - Torres Novas) e saída de campo.
Um dos principais acidentes tectónicos do Maciço Calcário Estremenho tem perto de quarenta quilómetros de extensão: a falha do Arrife. Esta é a fronteira rochosa que separa o austero carso das Serras de Aire e Candeeiros das férteis planícies da Bacia do Tejo. Pontuada por escarpas, por vezes talhadas a pique, é protagonista de intensos episódios geológicos ocorridos ao longo de milhões de anos. Mas, a sua notoriedade não se confina aos mais conturbados “momentos” da história do planeta. Dela brota a água de inúmeras nascentes, duas das quais as mais caudalosas do País: as dos rios Alviela e Almonda. A esta imponente estrutura está também associada a ocupação humana em diversas grutas.
Susana Machado e Jorge Carvalho, geólogos e investigadores do LNEG desvendam a geologia do Arrife; Filipa Rodrigues (Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal de Torres Novas | UNIARQ) e Pedro Souto (PaleoAlmonda) trazem a humanização da escarpa da nascente do Almonda. A moderação da conversa está a cargo do Diogo de Abreu (IGOT, Univ. de Lisboa).
Após a conversa dar-se-á início a duas saídas de campo: Visita A - Ao longo do Arrife (de autocarro) com paragens estratégicas para conhecer de perto a sua geologia e geomorfologia; Visita B - Galeria dos Ursos (deslocação em viatura própria) mediante inscrição (crianças a partir dos 12 anos).
São muitas e boas, as razões para comemorar o Dia Internacional da Geodiversidade com o Centro Ciência Viva do Alviela.
No próximo dia 7 de outubro venha connosco “abraçar” a MURALHA. O evento é gratuito mas de inscrição obrigatória, com vagas limitadas.
INSCRIÇÕES: info@alviela.cienciaviva.pt | 249 881 805
PROGRAMA
10.00 – Abertura
10.20 – As ocupações humanas no sistema cársico associado à nascente do rio Almonda
Filipa Rodrigues [Núcleo de Arqueologia do Museu de Torres Novas | UNIARQ] e Pedro Souto [PaleoAlmonda]
11.30 – Pausa para café
11.45 – Jorge Carvalho [LNEG] e Susana Machado [LNEG]
12.30 – Deslocação em autocarro e em viatura própria para o pic-nic
13.30 – Saídas de campo:
- Visita A - Arrife (autocarro)
- Visita B – Galeria dos Ursos (viatura própria)
18.00 – Lanche no Carsoscópio (patrocínio: adega Vinhos Franco - marcas Barroca da Pata e Joana da Cana)
Notas:
- trazer farnel para piquenique ao almoço
- trazer roupa confortável e calçado adequado a terreno acidentado
- a visita à Galeria dos Ursos requer alguma destreza física e os participantes deverão contar ficar com a roupa suja (trazer fato – macaco e botas, de preferência)
- no final da tarde regressamos ao Carsoscópio para degustar alguns produtos regionais acompanhados por vinhos da região
Sem comentários:
Enviar um comentário