segunda-feira, julho 24, 2023

Peter Sellers morreu há 43 anos...


Richard Henry "Peter" Sellers
  (Southsea, Hampshire, Inglaterra, 8 de setembro de 1925Londres, 24 de julho de 1980) foi um ator inglês.
Tornou-se famoso com a série de rádio da BBC The Goon Show, antes de se lançar numa carreira cinematográfica de sucesso. Sellers foi o mais famoso intérprete do inspetor Jacques Clouseau, da série A Pantera Cor-de-Rosa.
Sellers criou personagens antológicos, como o sinistro Dr. Strangelove (Doutor Fantástico), o inspetor Clouseau e o jardineiro Chance do filme Being There ("Muito Além do Jardim"). Na vida real, tinha uma relação estranha com a mãe dominadora e submeteu as suas mulheres e filhos a torturas psicológicas. Numa entrevista ele disse: "odeio tudo o que eu faço, não sei como vocês gostam".
    
(...)  
    

Em 1964, aos 38 anos, quando filmava a comédia de Billy Wilder Kiss Me, Stupid, Sellers sofreu uma série de ataques cardíacos (13 em alguns dias), que danificaram permanentemente o seu coração. A condição de Sellers deteriorou-se quando adiou tratamento médico adequado e optou por "curandeiros psíquicos". Ele também teve um pacemaker implantado no final de 1970, o que lhe trouxe problemas consideráveis.

Um jantar-reunião foi agendado em Londres, com os seus parceiros do The Goon Show, Spike Milligan e Harry Secombe, para finais de julho de 1980. Mas, em 22 de Julho, Sellers entrou em colapso a partir de um ataque cardíaco no seu quarto do hotel Dorchester e entrou em coma. Morreu num hospital de Londres, pouco depois da meia-noite, a 24 de julho de 1980, aos 54 anos. Foi socorrido pela sua quarta esposa, Lynne Frederick, e três filhos: Michael, Sarah e Vitória. No momento da sua morte, havia-lhe sido programada naquele mês uma cirurgia cardíaca em Los Angeles.


Sem comentários: