segunda-feira, julho 31, 2023

As coisas que se pode descobrir num restaurante chinês...

Pegadas de dinossauro com 100 milhões de anos descobertas em restaurante chinês

 

   

Pegadas fossilizadas de vários dinossauros foram encontradas num restaurante chinês, tendo já sido verificadas por uma equipa internacional.

 De acordo com o Anthony Romilio, investigador da Universidade de Queensland, a descoberta foi feita no ano passado, quando foram encontrados uma “dúzia de fossos regularmente espaçados no chão, no pátio exterior do Garden Restaurant, na província de Sichuan”.

“São pegadas fossilizadas de 50-60 centímetros de comprimento de um dinossauro saurópode de pescoço comprido, que viveu no período do Cretáceo, há cerca de 100 milhões de anos. Esta é uma descoberta realmente excitante porque mostra que importantes pegadas de dinossauros podem ser encontradas em lugares inesperados”, acrescentou.

De acordo com um estudo, publicado recentemente na Cretaceous Research, os “fossos” foram notados pela primeira vez na década de 1950, mas o proprietário na altura cobriu-os até ao nível do solo.

Os novos proprietários transformaram a propriedade num restaurante há cerca de três anos, segundo o professor Lida Xing, da Universidade Chinesa de Geociências, e os fossos foram novamente expostos.

Em “meados de 2022, um cliente observador indicou que poderiam ser algo mais do que simples buracos no chão. As pegadas passaram despercebidas durante tanto tempo, mas quando se sabe o que são, é difícil desvendá-las. A região não tem registo esquelético de dinossauros, pelo que estas pegadas fossilizadas fornecem informações inestimáveis sobre os tipos de dinossauros que viveram na área”.

Os dinossauros tinham cerca de 10 metros de comprimento, indicaram os investigadores.

“Comparámos o tamanho das pegadas com o esqueleto fóssil completo. Também sabemos que os dinossauros estavam a dar passos bastante curtos para um animal tão grande, com uma velocidade de caminhada de cerca de dois quilómetros por hora”, indicou Anthony Romilio.

“É uma prova do valor sermos curiosos sobre o nosso ambiente e prestarmos atenção ao mundo que nos rodeia. Para algumas pessoas sortudas as descobertas podem vir de lugares improváveis – mesmo quando se está a comer qualquer coisa”, disse ainda o investigador.

 

in ZAP

Sem comentários: