domingo, julho 30, 2023

O planeta Marte como nunca foi visto...

Novo mapa interativo de Marte permite ver crateras e “demónios de poeira”

 

   

Um novo mapa de Marte traz crateras de impacto, rastos das tempestades do tipo “demónios de poeira” e várias outras formações do Planeta Vermelho, prontas para serem exploradas por cientistas e pelo público.

Chamado “Mosaico Global CTX de Marte”, o mapa foi produzido com 110 mil imagens capturadas pela sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter que, juntas, formam uma imagem global do planeta na mais alta resolução já alcançada.

O mapa foi produzido ao longo de seis anos e tem resolução de 5,7 terapixels. Ele contém imagens capturadas pela câmara CTX, que equipa a MRO e oferece visão mais ampla da área à volta das formações observadas em preto e branco, ajudando os cientistas a entender como se relacionam.

Pode explorar o mapa de Marte pelo The Global CTX Mosaic of Mars.

A câmara está ativa desde que a MRO entrou na órbita de Marte, em 2006, e já conseguiu documentar praticamente todas as características do planeta. Para criar o mosaico, Jay Dickson, cientista de processamento de imagens que liderou o projeto, desenvolveu um algoritmo para combinar imagens com base nas formações capturadas nelas.

Após aplicá-lo, sobraram 13 mil imagens sem formações correspondentes identificáveis pelo algoritmo, e Dickson uniu-as manualmente. Já as lacunas que restaram no mapa representam partes do planeta que ainda não foram observadas quando Dickson começou a trabalhar no projeto, ou que estavam escondidas por nuvens e poeira.

Todo este trabalho resultou num mapa acessível para todos que estiverem interessados em conhecer um pouco mais de Marte, sejam cientistas ou não. “Crianças na escola podem usar isso, a minha mãe, que acabou de completar 78 anos, também pode. O objetivo era diminuir as barreiras para as pessoas interessadas em explorar Marte”, disse Dickson.

 

in ZAP

 

The Global CTX Mosaic of Mars

Sem comentários: