Antônio Carlos Santos de Freitas, (Salvador, 23 de novembro de 1962) conhecido pelo nome artístico Carlinhos Brown, é um cantor, compositor, produtor musical, arranjador, percussionista, multi-instrumentista e artista visual brasileiro. Internacionalmente reconhecido por sua contribuição na música popular brasileira, foi o primeiro brasileiro a fazer parte da Academia do Óscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia.
Ao longo de sua trajetória, promoveu diversas revitalizações rítmicas, desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais. Participou diretamente dos primeiros arranjos que originaram o axé music e o samba-reggae, compondo a partir daí centenas de sucessos, e criando conteúdos artísticos revigorantes para a cena da música pop brasileira que reverberam mundo afora, a exemplo da Timbalada, movimento percussivo vivo nascido nos anos 90. Formou mais de 15 mil músicos espalhados pelo mundo, e entre os diversos prémios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prêmio Goya, dois Grammy's Latinos e 08 indicações, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME - Sociedade Internacional de Educação Musical.
Entre os intérpretes e parceiros de composições de Brown, se encontram artistas importantes da música brasileira, como Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Sérgio Mendes, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Djavan, Nando Reis, Cássia Eller, Zizi Possi, Elza Soares, Ney Matogrosso, Rita Lee e Fafá de Belém, além de bandas como Os Paralamas do Sucesso e Sepultura, e artistas internacionais como Shakira, Josh Groban e Angélique Kidjo.
Entre 2020 e 2021, quatro novos álbuns nasceram sob o Selo do artista, a Candyall Music: “Axé Inventions – Àjààlà”, em comemoração aos 35 anos do axé music, primeiro álbum voltado inteiramente para o gênero; “Umbalista” e “Umbalista Verão”, álbuns que reúnem grandes sucessos de sua trajetória, com versões inéditas em sua voz, de composições autorais; e o álbum infantil “Paxuá e Paramim em: A Floresta dos Rios Voadores”, reunindo 10 canções com mensagens de preservação do meio ambiente. O artista também é responsável pela criação do Programa de Pertencimento Ambiental, com cartilhas educacionais que buscam reconectar o vínculo sentimental do ser humano à natureza.
Entre os diversos prémios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prémio Goya, 2 Grammy's Latinos (em 2003 pelo disco "Tribalistas" e em 2004 pelo disco "Carlinhos Brown é Carlito Marrón"), além de 08 indicações. Carlinhos também foi premiado em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME - Sociedade Internacional de Educação Musical. Ele também concorreu, em 2012, ao lado de Sérgio Mendes, ao Óscar de Melhor Canção Original pela música "Real in Rio", do filme "Rio".
Sem comentários:
Enviar um comentário