sábado, junho 12, 2021

Brad Delp, o falecido vocalista dos Boston, nasceu há setenta anos

  
Bradley E. Delp (Danvers, Massachusetts, 12 de junho de 1951Atkinson, New Hampshire, 9 de março de 2007) foi um músico norte americano, mais conhecido como vocalista principal da banda de rock Boston.

Primeiros anos
Nascido em Danvers, Massachusetts, o interesse musical de Delp começou aos treze anos de idade, quando comprou um guitarra depois de ter visto uma actuação dos Beatles no The Ed Sullivan Show. Em 1970, fazia elementos de aquecimento para as máquinas "Mr. Coffee" na companhia de Danvers "Hot-Watt" quando conheceu o fundador dos Boston, Tom Scholz, o guitarrista Barry Goudreau e o baterista Jim Masdea, enquanto tocava numa banda cover.

Boston e outras bandas
Delp fez uma audição para vocalista principal da banda Boston e conseguiu o lugar imediatamente. Também contribuiu como voz de apoio, na guitarra e no teclado, nos álbuns desta banda, além de também tocar harmónica. A sua parceria com o guitarrista Tom Scholz conduziu a uma série de canções de sucesso.
Os Boston tiveram grandes êxitos no fim da década de 1970, como "Long Time" e "Peace of Mind".
No álbum de 1994, Walk On, Fran Cosmo substituiu Delp, mas o álbum não vendeu como de costume. Mais tarde Delp partilhou vocais com Cosmo em concerto, onde Delp disse que Cosmo cobriu "a maioria das partes verdadeiramente duras.
Delp também foi vocalista principal da banda Return to Zero, uma banda criada pelo antigo membro dos Boston, Barry Goudreau. Delp também atuou com Goudreau num álbum recente.
Mais tarde, Delp tocou numa banda cover que interpretava temas dos Beatles, chamada Beatlejuice, quando tinha tempo.

Últimos anos
Delp foi casado com Micki Delp e tiveram dois filhos antes de se divorciarem. Delp foi vegetariano por mais de trinta anos, e contribuiu para várias causas de caridade. Delp preparava-se para casar com a namorada de longos anos, Pamela Sullivan, durante uma pausa de dois dias no tour dos Boston, no Verão de 2007.
Delp foi encontrado morto em sua casa, por causas desconhecidas, no dia 9 de março de 2007, aos 55 anos de idade. Naquele dia, o site oficial da banda foi substituído pela declaração: "Perdemos o tipo mais simpático no rock and roll." Estava programado que tocaria com os Beatlejuice, em Somerville (Massachusetts), no dia em que morreu. Os Beatlejuice cancelaram os espectáculos seguintes, para o velório de Delp.
No dia 15 de março de 2007 a polícia do norte-americano de New Hampshire anunciou que Brad Delp cometeu suicídio por inalação de monóxido de carbono libertado pelo seu veículo.

 

Sem comentários: