segunda-feira, junho 28, 2021

O COMECOM acabou há trinta anos

 
COMECON (Council for Mutual Economic Assistance, Conselho para Assistência Económica Mútua) foi fundado em 1949, e visava a integração económica das nações do Leste Europeu.
Os países que integraram a organização internacional foram a União Soviética, Alemanha Oriental (1950-1990), Checoslováquia, Polónia, Bulgária, Hungria e Roménia.
Mais tarde outros países juntaram-se ao COMECON: Mongólia (1962), Cuba (1972) e Vietname (1978). O aparecimento do COMECON surgiu no contexto europeu após o final da Segunda Guerra Mundial, do qual resultou a destruição de parte do continente Europeu e surgindo como a resposta soviética ao plano edificado pelos Estados Unidos, o Plano Marshall, que visava apoiar a reconstrução económica da Europa Ocidental.
Seu objectivo era fornecer ajuda mútua para o desenvolvimento dos países membros.
Esta organização extinguiu-se em 28 de junho de 1991.

O COMECON pode ser considerado uma resposta soviética ao Plano Marshal Americano. Afinal, durante a Guerra Fria os dois blocos mantiveram-se sempre em equilíbrio. Por exemplo, forma criados também durante esse período a OTAN (EUA) e o Pacto de Varsóvia (URSS), dois pactos militares que tinham como objectivo proteger e unir os países membros.
  

Sem comentários: