Ayrton Senna da Silva (São Paulo, 21 de março de 1960 - Bolonha, 1 de maio de 1994) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão, no controverso campeonato de 1989, e em 1993.
A sua morte, assim como o funeral e velório, provocou uma das maiores
comoções da história do Brasil, bem como repercussão mundial. É considerado em pesquisas feitas com jornalistas especializados, pilotos e adeptos como o melhor piloto da história da Fórmula 1 de todos os tempos. Em 2012, foi eleito pela rede BBC o melhor piloto de todos os tempos. Em 1999, foi eleito pela revista Isto É, o desportista do século XX no Brasil. Também é reputado como um dos maiores desportistas do mundo no século XX. No auge de sua carreira, era considerado, segundo pesquisas, como o maior ídolo do Brasil. Mesmo depois de duas décadas da sua morte, pesquisa do Datafolha mostrou que Senna continua sendo avaliado como o maior ídolo do país.
(...)
Ao participar na terceira corrida da temporada, o GP de San Marino, em Ímola,
Senna rapidamente fez a terceira melhor volta da corrida, seguido por
Michael Schumacher. Senna iniciara a que seria a sua última volta na
F1; ele entrou na curva Tamburello (a mesma em que bateu Nelson Piquet
com um Williams em 1987 e também onde bateu Berger com um Ferrari em
1989) e perdeu o controle do carro, devido a uma barra de direção
quebrada, seguindo a direito e chocando violentamente contra um muro de
betão. A telemetria
mostrou que Senna, ao notar o descontrole do carro, ainda conseguiu,
nessa fração de segundo, reduzir a velocidade de cerca de 300 km/h para
cerca de 200 km/h. Os
oficiais de pista chegaram ao local do acidente e, ao perceber a
gravidade, só puderam esperar pela equipa médica. Por um momento a cabeça
de Senna mexeu levemente, e o mundo, que assistia pela TV, imaginou que
ele estivesse bem, mas esse movimento havia sido causado por um
profundo dano cerebral. Senna foi removido do seu carro pelo Professor Sid Watkins, neurocirurgião
de renome mundial, pertencente aos quadros da Comissão Médica e de
Segurança da Fórmula e chefe da equipa médica da corrida, e recebeu os
primeiros socorros ainda na pista, ao lado do seu carro destruído, antes
de ser levado de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha onde, poucas horas depois, foi declarado morto.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário