terça-feira, maio 15, 2018

Brian Eno faz hoje setenta anos!

Brian Peter George St. Jean le Baptiste de la Salle Eno (Woodbridge, Inglaterra, 15 de maio de 1948) é um músico, compositor e produtor musical britânico, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da ambient music.
Eno é famoso pelo uso de sintetizadores, utilizados em seus diversos trabalhos, como nos dois primeiros álbuns do grupo Roxy Music: Roxy Music (1972) e For Your Pleasure (1973). E, em a sua parceria com o guitarrista Robert Fripp, com quem produziu os álbuns: "(No Pussyfooting)" (1973), "Evening Star" (1975), "The Equatorial Stars" (2004) e "Beyond Even (1992–2006)" (2007).
Em 1977 e 1978, produziu dois álbuns ("Cluster & Eno" e "After the Heat") da dupla alemã de música de krautrock Kluster.
Também em 1978 produziu o álbum Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!, o primeiro da banda DEVO, que misturava acordes punk com sintetizadores por sugestão de Eno.
No final dos anos 1970, Eno produziu os três álbuns da chamada "Trilogia de Berlim" (ou "Trilogia eletrónica") de David Bowie: Low, Heroes e Lodger.
Em 1978, foi o curador da coletânea No New York, uma compilação com vários artistas da cena underground de NY da época, considerada por muitos o registo definitivo do movimento No Wave.
Eno também foi produtor de diversos álbuns do U2, sendo o seu primeiro trabalho com o grupo o álbum The Unforgettable Fire, de 1984, e em seguida participou na produção dos álbuns The Joshua Tree (1987), Achtung Baby (1991), Zooropa (1993), All That You Can't Leave Behind (2000), e No Line on the Horizon (2009).
Em 1981, produziu, com David Byrne (ex-Talking Heads) um álbum experimental de art rock chamado My Life in the Bush of Ghosts.
Também trabalhou como produtor musical com Laurie Anderson, Coldplay, Paul Simon, Grace Jones, Talking Heads, Slowdive, entre outros.
Brian Eno também é o criador das chamadas estratégias oblíquas, um conjunto de princípios que guiam o criador em momentos de impasse ou bloqueio criativo.
Brian Eno participou como compositor ou produtor da banda sonora dos filmes: Dune, Shutter Island, Brothers, Control, Moulin Rouge!, Traffic, The Million Dollar Hotel, The Beach, Velvet Goldmine, Godzilla, Basquiat, Trainspotting e da série de TV Miami Vice entre outros. Ele também foi compositor da banda sonora do jogo Spore, da E.A.games
  
 

Sem comentários: