Arcangelo Corelli (Fusignano, 17 de fevereiro de 1653 - Roma, 8 de janeiro de 1713) foi um professor, maestro, violinista e compositor italiano.
Pouco se sabe sobre a sua vida. Recebeu formação em Bolonha e Roma e nesta última cidade desenvolveu a maior parte de sua carreira, sendo patrocinado por grandes mecenas aristocratas e eclesiásticos. Embora a sua produção integral se resuma a somente seis coleções de obras publicadas - cinco delas de sonatas para trio ou solo e uma de concertos grossos, com doze peças em cada -, o seu reduzido número e os poucos géneros a que se dedicou estão em proporção radicalmente inversa com a vasta fama que elas lhe trouxeram, cristalizando modelos de larga influência em toda a Europa. Das seis coleções, a sexta e última, dos concertos grossos, é a que ganhou o mais duradouro favor da crítica, embora a quinta também seja altamente apreciada.
A sua escrita foi admirada pelo equilíbrio, pelo refinamento, pelas sumptuosas e originais harmonias, pela riqueza das texturas, pelo majestoso efeito dos conjuntos e pela sua polifonia clara e melodiosa, qualidades tidas como uma expressão perfeita dos ideais clássicos, mesmo vivendo na atmosfera barroca e empregando recursos mais típicos desta escola, como a exploração de contrastes dinâmicos e afetivos, mas sempre temperados por um grande senso de moderação. Foi o primeiro a aplicar em plenitude, com finalidade expressiva e estruturante, o novo sistema tonal que acabava de ser consolidado depois de pelo menos duzentos anos de ensaios preliminares. Era regularmente contratado como regente ou violinista solista para apresentações de óperas, oratórios e outras obras, além de participar ativamente na evolução da orquestra padrão. Como violinista virtuoso foi considerado um dos maiores de sua geração, senão o maior de todos. Contribuiu para colocar o violino entre os mais prestigiados instrumentos solistas e para o desenvolvimento de técnicas modernas, além de fazer muitos discípulos.
Foi a personalidade dominante na vida musical romana até aos seus últimos anos e muito estimado internacionalmente, foi disputado pelas cortes e admitido na mais prestigiada sociedade artística e intelectual de seu tempo, a Academia da Arcádia, sendo chamado de "o novo Orfeu", "o príncipe dos músicos" e outros adjetivos similares, gerando grande folclore. A sua obra já foi objeto de volumosa bibliografia crítica, a discografia cresce sem cessar e as suas sonatas ainda são usadas largamente nas academias de música como material didático. A sua posição na história da música ocidental está hoje firmemente estabelecida como um dos principais mestres da passagem do século XVII para o XVIII e como um dos primeiros e maiores músicos clássicos.
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