(imagem daqui)
O voo TAP Portugal 425 foi um voo realizado em 19 de novembro de 1977, ligando Bruxelas, na Bélgica, ao Funchal,
na Ilha da Madeira, Portugal, com 156 passageiros e 8 tripulantes a
bordo, operado pelo Boeing 727-200 “Sacadura Cabral” (registo CS-TBR)
com capacidade para 189 passageiros. O avião fazia-se à pista do
Aeroporto de Santa Catarina, sob chuva intensa, pela terceira vez naquele
dia, quando às 21.48 horas sofreu violento acidente.
Devido às condições meteorológicas adversas e de duas tentativas de
aterragem falhadas, o comandante João Costa dispunha agora da sua última
oportunidade, caso contrário o voo teria que divergir para o Aeroporto
de Las Palmas, de Gran Canária.
Essa última oportunidade revelou-se fatal, já que o avião aterrou
muito para além do normal na curta pista do aeroporto, deslizou pelas
águas acumuladas devido à chuva intensa, saiu da pista e caiu em cima de
uma ponte, uns metros mais abaixo. Com o impacto o avião partiu-se em
dois, tendo ficado uma das partes em cima da ponte e a outra parte, que
foi consumida pelas chamas, um pouco mais abaixo, na praia.
Este acidente vitimou 6 dos 8 tripulantes e 125 do total de 156
passageiros que estavam a bordo. No dia seguinte a cauda do avião foi
pintada, ocultando assim o logótipo da companhia para evitar que o
acidente desse origem a uma má imagem da companhia.
Após este acidente, o único com vítimas mortais da companhia TAP, a
pista foi aumentada duas vezes e atualmente possui 2.781 metros de
comprimento, alguns deles conseguidos através de pilares construídos
sobre o mar, num projeto da autoria de António Segadães Tavares, premiado mundialmente graças a essa obra de grande mestria, que reviu e adaptou um projeto do engenheiro Edgar Cardoso, elaborado em 1980, aquando da primeira ampliação da pista para 1600 metros de comprimento.
in Wikipédia
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