terça-feira, setembro 10, 2013

Henry Purcell nasceu há 354 anos

Henry Purcell (Londres, 10 de setembro de 165921 de novembro de 1695) foi um compositor britânico. Apesar de uma vida relativamente breve, Henry Purcell permanece um dos mais importantes compositores ingleses. A sua facilidade em compor todos os géneros e para todos os públicos, a sua popularidade na corte durante os reinados de três monarcas e a sua vasta produção de odes cortesãs, música cénica, anthems' sacros, canções e catches' seculares, música de câmara e voluntaries para órgão são uma prova clara de seu prodigioso talento.
Compôs as óperas Dido and Aeneas e A tempestade. São famosas as suas lições para cravo, as suas Odes, Hinos, composições religiosas e bem assim, sonatas e fantasias para viola.

Purcell nasceu em St Ann's Lane, Old Pye Street, Westminster, filho de Henry Purcell Senior, que era cantor na Chapel Royal, e irmão mais velho de Thomas Purcell (falecido em 1682 e que era também músico), Edward, Henry e Daniel (falecido em 1717), que foi igualmente um prolífico compositor e que escreveu a música para o acto final de The Indian Queen após a morte de Henry Purcell.

Purcell morreu a 21 de novembro de 1695 e foi sepultado em Westminster Abbey a 26 de novembro.
Entre as obras mais memoráveis de Purcell estão The Fairy Queen, I Gave Her Cakes e Dido and Aeneas.





Once, Twice, Thrice - Henry Purcell

Once, twice, thrice,
I Julia tried.
The scornful puss
As oft' denied.
And since, and since,
I can no better, better thrive,
I'll cringe
To ne'er a bitch alive.
So kiss my arse, so kiss my arse,
So kiss my arse, so kiss my arse,
Disdainful sow.
Good claret, good claret
Is my mistress now.


NOTA: eu canto uma versão censurada desta música, com o meu filho, nos Piccolini Filarmónicos da SAMP, nos Pousos, Leiria...

Sem comentários: