Ketevan "Katie" Melua (16 de setembro de 1984) é uma cantora e compositora de nacionalidade britânico-georgiana. Nascida em Kutaisi (Geórgia), com oito anos partiu para a Irlanda do Norte e desde os catorze vive na Inglaterra. Em novembro de 2003 (com dezanove anos) gravou o seu primeiro álbum, intitulado Call Off the Search, que atingiu um milhão de cópias vendidas em cinco semanas.
O seu segundo álbum foi lançado em 2005, com o nome de "Piece By Piece". Nele ouvimos uma das suas músicas mais famosas “Nine Million Bycicles”, e, no videoclipe, considerado um dos melhores trabalhos feitos por Katie, ela é arrastada pelo chão e passeia por diversos lugares do Mundo, chegando até o céu. “I Cried For You”, uma de suas canções mais tristes e “Thank You, Star”, música que injustamente não se tornou single, estão presentes no repertório ao lado da “On The Road Again” e da faixa título “Piece By Piece”. “Spider’s Web” completa a sequência de canções escolhidas do segundo álbum para integrar o disco. Recordamos ainda que este álbum, vendeu até à data 7,5 milhões de exemplares.
Em 2004 e 2005 Katie Melua foi a artista que mais vendeu no Reino Unido e, em 2006, tornou-se a cantora britânica com mais vendas no mundo (tornou-se cidadã britânica em 10 de agosto de 2005).
"Pictures", seu terceiro álbum, saiu em 2007, mostrou pequenas mudanças na sua sonoridade. Os blues ainda estavam lá, firmes e fortes, com “Pictures”. Katie Melua, então com 22 anos, já tinha conquistado um estatuto ímpar na cena musical internacional. Neste disco assume-se como uma vocalista única, cuja presença e interpretação não têm igual. "If The Lights Go Out", "Mary Pickford", "If You Were A Sailboat", são 3 dos 12 temas de grande sucesso deste álbum.
"The House", o quarto álbum, saiu em maio de 2010 e, depois de vários anos na companhia de Mike Batt como produtor, Katie entrou numa nova fase da sua carreira. Gravado nos Air Studios em Londres, o novo álbum contou com a produção de William Orbit e nele Katie escreve por conta própria, na companhia de Guy Chambers, Rick Nowels, Mike Batt e do cantor-compositor e amigo de longa data Polly Scattergood. O álbum resultante, intitulado "The House" foi descrito com uma sonoridade épica, dramática e aventureiro e, ao mesmo tempo atraente para os fãs de Katie, prometendo também alcançar novas audiências.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário