sexta-feira, setembro 21, 2012

Gustav Holst nasceu há 138 anos

Gustav Holst (Cheltenham, 21 de setembro de 1874 - Londres, 25 de maio de 1934) foi um compositor inglês, conhecido pela sua obra Os Planetas e por obras baseadas na literatura hindu e nas canções folclóricas inglesas. É o pai da compositora e directora de orquestra Imogen Holst.

Seu nome original Gustavus Theodor von Holst, era filho de Adolph, um pianista de remota origem sueca, e Clara von Holst. Desde muito cedo respirou melodia e harmonia. O seu pai, Adolph, era um professor de música que dava mais atenção ao piano que à família.
Apesar de ter sofrido com a anemia e com a visão fraca na infância, aos treze anos já havia lido o Tratado de Instrumentação de Berlioz. Aluno de Charles Villiers Stanford no Colégio Real de Música, onde viria a ser professor de composição (1919), conheceu Ralph Vaughan Williams (1895), de quem se tornou grande amigo.
De notável originalidade, a sua forte personalidade deixava transparecer um espírito curioso. Interessou-se muito pelas civilizações orientais e pela literatura védica. Participou na orquestra da Ópera Carl Rosa, como primeiro trombone, e na Ópera Escocesa, e depois, foi organista da Ópera Real de Londres. Depois dedicou-se quase que integralmente ao ensino e pouco para a composição.
A influência mística em sua obra alcança o ponto culminante na composição coral The hymn of Jesus (1920), em que utilizou textos apócrifos do Novo Testamento. Mais tarde, começou a mostrar interesse pela produção folclórica de seu país, como mostra em sua ópera At the board’s head (1924).
Durante a década de 1920 sua música foi mais austera e incluiu o emprego da bitonalidade em obras como o Concerto para dois violinos (1929). Nos seus últimos anos, voltou ao lirismo com Hammersmith (1931).


Sem comentários: