quarta-feira, dezembro 22, 2010

A propaganda e o país do faz-de-conta dos boys do PS

(imagem de 2008 daqui)

Comboio vazio para inauguração de variante ferroviária


O Governo fez a CP deslocar no domingo um comboio Alfa Pendular vazio de Lisboa a Alcácer do Sal para a inauguração da variante ferroviária, ao mesmo tempo que meia centena de automóveis com convidados e jornalistas faziam o mesmo trajecto por estrada. A cerimónia incluiu um passeio de comboio no novo troço de 29 quilómetros, tendo a composição regressado a Lisboa novamente vazia.

Segundo o simulador ambiental da própria CP - que compara a poluição e os custos ambientais do modo ferroviário com o transporte individual - uma viagem de comboio entre Lisboa e Alcácer traduz-se numa emissão de zero gramas de CO2 (dióxido de carbono) para quem circula sobre carris e de 197,65 gramas para o automóvel. Os custos ambientais por cada passageiro são estimados em 2,08 euros no comboio e 7,51 no automóvel.

Na cerimónia da inauguração da variante de Alcácer podia contar-se cerca de meia centena de automóveis no exterior e entre 80 e 100 pessoas na sala. Num cálculo por baixo, contando 90 pessoas e 40 automóveis que tenham viajado de Lisboa ao local com as comitivas do Governo e administradores e quadros da Refer e da CP, bem como equipas de reportagem de jornalistas, chega-se à conclusão de que foram emitidos 32 quilos de CO2 e que os custos externos do automóvel atingiram 1352 euros. Se a viagem de ida e volta fosse realizada no Alfa Pendular com toda a comitiva dentro, os custos ambientais teriam sido de 374 euros. O PÚBLICO perguntou à CP e à Refer por que motivo não foi utilizado o comboio para aquela inauguração ferroviária, uma vez que o próprio discurso político colocava a tónica neste modo de transporte como mais económico e amigo do ambiente, mas não obteve resposta.

A inauguração desta variante de 29 quilómetros à Linha do Sul ocorreu uma semana depois de aquele troço ter sido aberto à circulação pela segunda vez (em Outubro, este troço tinha estado 15 dias a funcionar devido a um descarrilamento que interditou a Linha do Sul em Alcácer durante aquele período de tempo) e poucos dias depois de o Governo ter anunciado importantes cortes no serviço ferroviário nacional.

Em causa, devido à política de contenção orçamental, está o desaparecimento do serviço regional em 450 quilómetros de vias-férreas e a redução do número de comboios nas Linhas do Douro, Minho, Beira Alta, Beira Baixa e Algarve. Também as linhas suburbanas de Lisboa e do Porto vão sofrer reduções na oferta à noite e aos fins-de-semana.

O PÚBLICO perguntou à CP quais os custos da deslocação do Alfa Pendular em vazio de Lisboa a Alcácer e volta, mas a empresa remeteu o assunto para a Refer, por ter sido esta entidade que organizou o evento. Aquela empresa pública, por sua vez, também não respondeu.

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