domingo, dezembro 19, 2010

Santa FMI in coming...

(imagem daqui)

O Pai Natal de José Sócrates

José Sócrates inaugurou uma nova linguagem em época de Natal. A União Europeia exigiu a Portugal uma maior flexibilidade nas leis laborais e o primeiro-ministro encontrou uma forma de obedecer às instruções da chanceler alemã Angela Merkel, embrulhando a coisa com papel colorido para português ver: arranjou um nome pomposo e optimista, chamando-lhe ‘Iniciativa para a Competitividade e o Emprego’.

O Natal é tempo de amor ao próximo e esperança no futuro, mas não convém exagerar e muito menos acreditar em tudo o que nos dizem. Aliás, é sempre perigoso acreditar em José Sócrates quando se trata de políticas de emprego. Desde a célebre promessa de criação de 150 mil postos de trabalho nas eleições legislativas de 2005 que o desemprego só tem crescido, ultrapassando a fasquia psicológica dos 10%.

Ainda em Janeiro deste ano, o Governo criava a ‘Iniciativa Emprego 2010’ que deveria abranger 760 mil portugueses. Como também foi notícia esta semana, Portugal conseguiu ser o país onde mais aumentou o desemprego no terceiro trimestre.

Em nova entrevista ao ‘Financial Times’ na terça-feira, o primeiro-ministro garantiu que os mercados estão "a começar a reconhecer" as reformas do Governo. É evidente que os "mercados" não podem acreditar em reformas que não existem. A resposta das agências internacionais às sucessivas promessas de José Sócrates tem sido invariável: mais tarde ou mais cedo, Portugal vai ter de recorrer ao fundo de emergência da União Europeia.

Por tudo isto, é melhor não acreditar se Sócrates disser que o Pai Natal vem aí para a semana – o mais certo é que seja o Fundo Monetário Internacional a chegar. 

Sem comentários: