terça-feira, dezembro 07, 2010

Por que será que as pessoas não acreditam no Primeiro Mentiroso?


Isto só visto!


Portugal registou uma evolução «impressionante» nos resultados da avaliação de alunos, afirmou hoje um responsável da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

«Portugal ocupava o fundo da tabela nos relatórios anteriores e desta vez aproximou-se da média dos países da OCDE, ultrapassando por exemplo a Espanha», afirmou Andreas Schleicher, director da Divisão de Indicadores e Análise da Direcção de Educação da OCDE

Andreas Schleicher refere que a melhoria de resultados «pode ser explicada em primeiro lugar pelas políticas seguidas nos últimos anos e por uma conjugação de factores como a avaliação de professores e um controlo sério da qualidade do ensino. Não se pode melhorar o que não se conhece», explica o responsável da OCDE.

O relatório PISA revela também que «diminuiu o peso das repetições, cujo nível continua alto em Portugal»

Tomara que assim fosse. O problema é que isto cheira demasiado a mais uma mistificação. Quando alguém refere a "avaliação dos professores e um controlo sério da qualidade do ensino" como factores da melhoria, sem mencionar as estatísticas e o modo de as elaborar, só pode estar a brincar. Ou a mentir descaradamente.

Até quando a mentira como modo de comunicar estas coisas?

in portadaloja - post de José

Sem comentários: