terça-feira, novembro 30, 2010

Jornadas Pedagógicas Ambientais em Idanha-a-Nova


 

XVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

28 a 30 de Janeiro de 2011

Idanha-a-Nova


Paisagens educativas (LearnScapes) definem-se como “locais onde um programa de aprendizagem foi desenhado para permitir aos usuários interagir com o meio ambiente”. A sua finalidade é promover e ampliar a consciência ambiental, através da apresentação da biodiversidade (e da geodiversidade) como base para a conservação ambiental e o desenvolvimento ecologicamente sustentável. Isto consegue-se através do desenvolvimento de currículos que envolvem os alunos de forma interactiva com o ambiente circundante. Idealmente, LearnScapes incorporam os resultados educacionais, ambientais e sociais, que reflectem as características da comunidade e da escola.

As Jornadas são espaços de participação e de (in)formação em Educação Ambiental e visam proporcionar aos participantes oportunidade de partilhar experiências, boas práticas e reflexões sobre as questões ambientais e de sustentabilidade, bem como estabelecer redes de cooperação inter e intra-instituições. A proposta das XVIII Jornadas de Educação Ambiental é “voltar às origens”, dar protagonismo à natureza e aos princípios e valores que devem reger as relações entre os seres humanos e a restante comunidade de vida, nos diversos espaços naturais e vivenciais. As Jornadas constituir-se-ão como um espaço e uma oportunidade para conhecer, explorar, partilhar, (con)viver, fruir a natureza, nas suas múltiplas facetas, perspectivadas nas suas potencialidades pedagógicas para a educação ambiental para a sustentabilidade.


Ficheiros de Apoio:
ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental



NOTA: programa muito interessante, preço acessível e creditado como Acção de Formação…!

1 comentário:

geóloga curiosa disse...

Estas jornadas contam com o apoio técnico do geopark naturtejo, uma instituição que tem desenvolvido um trabalho consistente na educação ambiental. Vão ser muito interessantes e contar com nomes muito importantes do panorama da educação em ciências em portugal como o geólogo José Brilha da Universidade do Minho ou o botânico Jorge Paiva da Universidade de Coimbra.