sábado, novembro 13, 2010

Pagar 20.000 aérios por uma coisa que é de graça? Ladrões! (ouvido no café...)


Contrato: Instituto Nacional da Propriedade Intelectual paga por página em rede social
20 mil euros para estar no Twitter

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), organismo público, pagou ao ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 20 400 euros para estar no Twitter. Esta rede social é gratuita e permite aos utilizadores enviar e receber actualizações pessoais de outros contactos.

O Twitter tornou-se uma ferramenta usada por empresas, como meio de publicitação das suas marcas, e por particulares, sendo que o acesso é fácil e gratuito. Porém, não permite uma informação clara e completa, uma vez que limita as mensagens a 140 caracteres, à semelhança de uma SMS. Estima-se que, no Mundo, mais de 20 milhões de pessoas já utilizem o Twitter.

A adjudicação ao ISCTE foi feita pelo INPI em Outubro deste ano e no site do Governo, na contratação pública, lê-se, de forma extensa, qual o objecto do contrato: "Desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação on-line dinâmica e interactiva no âmbito das principais ferramentas da Web 2.0, destinada à comunidade Instituto Nacional da Propriedade Industrial/Sistema de Inovação, optando por um sistema de microblogging, denominado Twitter".

Fonte ligada ao INPI justificou a entrada na rede Twitter com a necessidade de dar a conhecer o instituto e facilitar a comunicação entre parceiros, mas não soube justificar a necessidade de contratar o serviço ao ISCTE e o que implicava os 20 400 euros da adjudicação.

in CM - ler notícia

NOTA: para perceberem o que é o Twitter, para que serve e porque motivo é um roubo o valor pago, podem ler estes textos:
E Deus nos ajude - ou o FMI...

Sem comentários: