terça-feira, novembro 09, 2021

Parte do Canadá e Estados Unidos sofreram um enorme apagão elétrico há 56 anos

 
O apagão de 1965 foi uma interrupção significativa no fornecimento de electricidade em 9 de novembro de 1965, em Ontário, no Canadá, e nos estados de Connecticut, Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island, Vermont, Nova York e Nova Jersey, nos Estados Unidos. Cerca de 30 milhões de pessoas e 207.000 km² ficaram sem eletricidade por até 12 horas.
  
Causa
A causa da falha foi erro humano, que aconteceu dias antes do apagão, era comum numa noite fria de novembro, a energia ser usada para o aquecimento, iluminação e cozinhar, com isso o sistema elétrico foi levado para perto da sua capacidade máxima e as linhas de alta tensão que se dirigem para sul de Ontário estava muito carregada às 17.16 horas.
  
Efeitos e consequências
Em Nova Iorque o apagão chegou às 05.27 horas e não foi em toda cidade, pois alguns bairros não foram afetados. As emissoras de televisão na área metropolitana de Nova Iorque também foram atingidas, bem como metade das estações de rádio.
Felizmente, uma lua cheia brilhante iluminou um céu sem nuvens sobre a área de apagão, proporcionando alguma ajuda para os milhões que foram subitamente mergulhado na escuridão. A energia no oeste de Nova Iorque foi restaurada em algumas horas, graças uma central independente.
O jornal The New York Times foi capaz de produzir uma edição no dia 10 de novembro, usando o equipamento de impressão de um jornal próximo que não foi afetado, o Newark Evening News.
    
Mapa dos estados do Canada e USA afetados pelo apagão de 1965
         

Sem comentários: