Blake viveu num período significativo da história, marcado pelo
Iluminismo e pela
Revolução Industrial na
Inglaterra.
A literatura estava no auge do que se pode chamar de clássico
"augustano", uma espécie de paraíso para os conformados às convenções
sociais, mas não para Blake que, nesse sentido era romântico, "observava
o que muitos se negavam a ver: a pobreza, a injustiça social, a
negatividade do poder da
Igreja Anglicana e do estado."
Infância
Blake nasceu em Broad Street, no
Soho,
Londres,
numa família de classe média. O seu pai era um fabricante de roupas e a sua
mãe cuidava da educação de Blake e dos seus três irmãos. Logo cedo a Bíblia
teve uma profunda influência sobre Blake, tornando-se uma de suas
maiores fontes de inspiração.
Desde muito jovem Blake dizia ter visões. A primeira delas ocorreu
quando ele tinha cerca de nove anos, ao declarar ter visto anjos
pendurando lantejoulas nos galhos de uma árvore. Mais tarde, num dia em
que observava preparadores de feno trabalhando, Blake teve a visão de
figuras angelicais caminhando entre eles.
Com pouco mais de dez anos de idade, Blake começou a estampar cópias
de desenhos de antiguidades gregas comprados por seu pai, além de
escrever e ilustrar as suas próprias poesias.
Aprendizagem com Basire
Em 4 de agosto de
1772, Blake tornou-se aprendiz do famoso estampador
James Basire.
Esta aprendizagem, que se estendeu até aos seus vinte e um anos, fez de
Blake um profissional na arte. Segundo os seus biógrafos, a sua relação era
harmoniosa e tranquila.
De entre os trabalhos realizados nesta época, destaca-se a estampagem
de imagens de igrejas góticas londrinas, particularmente da Abadia de
Westminster, onde o estilo próprio de Blake floresceu.
Aprendizagem na The Royal Academy
Em
1779, Blake começou seus estudos na
The Royal Academy, uma respeitada instituição artística
Londrina. A sua bolsa de estudos permitia que não pagasse pelas aulas, contudo, o
material requerido nos seis anos de duração do curso deveria ser
providenciado pelo aluno.
Este período foi marcado pelo desenvolvimento do caráter e das ideias
artísticas de Blake, que iam de encontro às de seus professores e
colegas.
Casamento
Em
1782, após um relacionamento infeliz e que terminou com uma recusa à sua proposta de casamento, Blake casou-se com
Catherine Boucher.
Blake ensinou-a a ler e escrever, além das tarefas de tipografia.
Catherine retribuiu, ajudando Blake devotamente nos seus trabalhos,
durante toda a sua vida.
Trabalhos
Blake escreveu e ilustrou mais de vinte livros, incluindo "O livro de
Job" da Bíblia, "A Divina Comédia" de Dante Alighieri - trabalho
interrompido pela sua morte - além de títulos de grandes artistas
britânicos de sua época. Muitos de seus trabalhos foram marcados pelos
seus fortes ideais libertários, principalmente nos poemas do livro
Songs of Innocence and of Experience ("Canções da Inocência e da Experiência"), onde ele apontava a igreja e a alta sociedade como exploradores dos fracos.
No primeiro volume de poemas,
Canções da inocência (1789), aparecem traços de misticismo. Cinco anos depois, Blake retoma o tema com
Canções da experiência
estabelecendo uma relação dialética com o volume anterior, acentuando a
malignidade da sociedade. Inicialmente publicados em separado, os dois
volumes são depois impressos em
Canções da inocência e da experiência - Revelando os dois estados opostos da alma humana.
William Blake expressa sua recusa ao autoritarismo em
Não há religião natural e
Todas as religiões são uma só, textos em prosa publicados em 1788. Em 1790, publicou a sua prosa mais conhecida,
O matrimónio do céu e do inferno,
em que formula uma posição religiosa e política revolucionária na
época: "a negação da realidade da matéria, da punição eterna e da
autoridade".
Apesar de seu talento, o trabalho de gravador era muito concorrido em
sua época, e os livros de Blake eram considerados estranhos pela
maioria. Devido a isso, Blake nunca alcançou uma fama significativa, vivendo
muito próximo da pobreza.
Morte
No dia da sua morte, Blake trabalhava exaustivamente n'
A Divina Comédia, de
Dante Alighieri,
apesar da péssima condição física que culminaria na sua morte. O seu
funeral, bastante humilde, foi pago pelo responsável da aquisição das ilustrações
do livro, e apesar da sua situação financeira constantemente precária,
Blake morreu sem dívidas.
Hoje Blake é reconhecido como um santo pela
Igreja Gnóstica Católica, e o prémio
Blake Prize for Religious Art (Prémio Blake para
Arte Sacra) é entregue anualmente na
Austrália em sua homenagem.
Oberon, Titania and Puck with Fairies Dancing (1786)