Juan Manuel Fangio (Balcarce, 24 de junho de 1911 - Buenos Aires, 17 de julho de 1995) foi um automobilista argentino. É um dos maiores nomes da historia deste desporto.
Juan Manuel Fangio correu 51
grandes prémios, obteve 24 vitórias, 29
pole positions, 23 recordes de volta, cinco títulos mundiais (
1951,
1954,
1955,
1956 e
1957) dos quais 4 foram consecutivos, e dois vice-campeonatos (
1950 e
1953) em oito temporadas que disputou. Fangio correu em quatro
escuderias:
Alfa Romeo (
1950-
1951),
Maserati (
1953-
1954),
Mercedes (
1954-
1955),
Ferrari (
1956) e
Maserati (
1957-
1958).
Fangio tinha o apelido "El Chueco" (O Manco), que recebeu em partidas amadoras de
futebol, por ter as pernas arqueadas.
Juan Manuel Fangio disputou a sua primeira corrida aos dezassete anos, guiando um
Ford-T, e terminou-a em último. Subiu ao
pódio pela primeira vez nas Mil Milhas na
Argentina em
1939.
O seu acidente mais grave aconteceu no GP da
Itália, em
Monza, no ano de
1952. Ao seguir para a
Itália, onde disputaria a prova, fez escala em
Paris, mas não pôde continuar a viagem de avião por causa do mau tempo. Fangio não hesitou: arranjou um
carro e dirigiu aproximadamente 700
km até
Monza. No dia seguinte, ainda cansado, bateu com o seu
Maserati
durante uma sessão de treinos e voou para fora do carro. Feriu-se
gravemente no pescoço. Ficou 40 dias internado e cinco meses com pescoço
e tronco imobilizados. Muitos chegaram a pensar que a sua carreira
estaria encerrada ali. No entanto, voltou a competir no ano seguinte.
Fangio foi o primeiro piloto do mundo a mostrar que a "era romântica da
Fórmula Um" estava para fechar o ciclo. Isto aconteceu quando decidiu
terminar a carreira em 1958.
Numa entrevista alguns anos depois, ele comenta o que o levou a tomar aquela decisão, já que estava no auge de sua carreira:
Eu estava em Reims (1958), a treinar para o Grande Prémio da França,
quando senti que o carro estava muito instável, o que me chamou a
atenção porque a grande virtude da Maserati 250F era sua estabilidade.
Então cheguei à box e perguntei ao chefe de equipa o que se passava; ele respondeu-me:- Trocamos os amortecedores!
- Mas porquê?, perguntei. - Porque estes nos pagam! - Assim, naquele
momento, tomei a decisão de terminar a carreira. E não me arrependi
disso!
Em julho de 1995, Juan Manuel Fangio morreu, vítima de insuficiência crónica renal, aos 84 anos.
A sua marca, de 5 títulos mundiais, só foi superada 46 anos depois, pelo alemão
Michael Schumacher, com a 6ª conquista em
2003.
Sem comentários:
Enviar um comentário