quarta-feira, abril 10, 2024

Steven Seagal faz hoje setenta e dois anos

  
Além de seus trabalhos no cinema, Seagal também é cantor e guitarrista, tendo lançado 2 álbuns musicais. Desde 1988, quando iniciou a sua carreira cinematográfica Seagal deu mais de 2 mil milhões de dólares de lucro à indústria de filmes de Hollywood com mais de 40 filmes e 2 séries televisivas de sucesso. O seu património é estimado em 16 milhões de dólares.

   

 Seagal durante um evento, ao lado do ditador russo Vladimir Putin

 

Em 1980, regressou aos Estados Unidos para exercer as mesmas atividades que realizava no Japão, tendo rapidamente encontrado diversas oportunidades na área cinematográfica, colaborando em alguns filmes como Never Say Never Again, de 1983, onde foi o coordenador das cenas de ação. A sua primeira atuação foi em Above the Law, de 1988, que também produziu e escreveu.

Com o sucesso absoluto de seus cinco primeiros filmes (Above the Law, Hard to Kill, Marked for Death, Out For Justice e Under Siege), ele se tornou uma das estrelas mais bem pagas de Hollywood em filmes tipificados, onde regularmente surgia na figura do polícia violento.

Em 2000 produziu o drama The Prince of Central Park.

Em 1997 envolveu-se numa polémica com o também astro de filmes de artes marciais Jean-Claude Van Damme, quando os dois tiveram uma disputa na residência do ator Sylvester Stallone.

Em 2011, foi processado por matar acidentalmente um cão durante um reality show.

Steven tem escrito ou co-escrito a maioria de seus filmes; um dos seus últimos filmes, Into the Sun, foi filmado inteiramente no Japão e na Tailândia e capta a história e cultura locais, mantendo a clássica ação que caracteriza os filmes do ator.

Em 2015, o ator norte-americano fez uma visita de três dias à Sérvia, onde se reuniu com o primeiro-ministro Aleksandar Vucic e com o presidente Tomislav Nikolic. As autoridades sérvias convidaram o ator a ensinar a arte marcial japonesa aikido às forças especiais da polícia da Sérvia.

Em 2016 tornou-se cidadão russo, através de um decreto assinado pelo ditador Vladimir Putin.

Em 2017, o governo da Ucrânia proibiu a entrada do ator no país durante cinco anos. Devido à sua estreita relação com a Rússia, as autoridades ucranianas chegaram à conclusão de que Seagal representa uma ameaça à segurança nacional. 
 

    
Prémios 
 
Framboesa de Ouro
Pior Ator (nomeado)
Pior Filme (nomeado)
Pior Ator (nomeado)
Pior Roteiro (nomeado)
Pior Banda Sonora (nomeado)
Pior Ator Coadjuvante (nomeado)
Pior Diretor (vencedor)
Pior Roteiro (nomeado)
Pior Ator (nomeado)
 
The Stinkers Bad Movie Awards
Pior Ator (nomeado)
Melhor Ator (nomeado)
Pior Ator (nomeado)

Sem comentários: