O Voo Air France 4590 correspondia a um voo regular da companhia Air France, de Paris a Nova Iorque, feito com uma aeronave modelo Concorde.
O dia 25 de julho de 2000 ficou marcado na história aeronáutica pela ocorrência de um acidente envolvendo essa rota. Uma fuga de combustível, devido à rutura do tanque n.º 5, provocou um grande incêndio sob a asa esquerda da aeronave. Depois de uma sequência de falhas, a aeronave não conseguiu ganhar altitude e caiu, instantes depois da descolagem.
Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram, juntas, encerrar os voos comerciais do Concorde. A Air France encerrou os voos do Concorde em 31 de maio de 2003 enquanto que a British Airways encerrou os voos em 24 de outubro de 2003.
(...)
Apurou-se nas investigações que a rutura do tanque ocorreu durante a
descolagem, tendo sido causada pelo violento choque de um pedaço do pneu
nº 2 (localizado no trem de aterragem principal esquerdo) que estoirou
devido a uma peça de um DC-10 da companhia Continental,
caída na pista do aeroporto Charles de Gaulle. Logo em seguida houve
perda de potência no motor nº 2 e em seguida no motor nº 1. O DC-10
havia descolado cinco minutos antes do Concorde. Após 18 meses de
investigações, foi apresentado o relatório final sobre o acidente.
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